Hotel Turismo da Guarda poderá reabrir em 2025
Foi assinado esta tarde o memorando e apresentação do modelo para a reabilitação do Hotel Turismo da Guarda, para depois ser integrado na Rede de Pousadas de Portugal, estando previsto que possa reabrir ainda em 2025.
O Hotel Turismo da Guarda, encerrado há 12 anos, passará para as mãos da Empresa Nacional de Turismo (Enatur), entidade concessionária das Pousadas de Portugal e que é detida pelo Turismo de Portugal e pelo Grupo Pestana Pousadas de Portugal.
“Está encontrada a solução e é uma solução de chave na mão”, disse Teresa Monteiro, do Turismo de Portugal, considerando que o Hotel vai “ganhar escala”.
Rui Mota, presidente do conselho de administração da Enatur, também concorda que esta é a “melhor solução” para o edifício, “uma das jóias da arquitectura portuguesa” e a forma de “honrar o projecto de Vasco Regaleira”.
A Enatur, o Turismo de Portugal e a autarquia da Guarda vão agora trabalhar em conjunto para o projecto poder avançar o mais rapidamente possível, afirmou o ministro da Economia, António Costa Silva. Momentos depois da sessão, questionado pela Rádio F, viria a confirmar que a requalificação deverá ficar orçada em cerca de seis milhões de euros.
O presidente da Câmara, Sérgio Costa, aproveitou a cerimónia para elogiar o ministro da Economia por ter sido “sensível e sagaz, tendo o discernimento e a inteligência de devolver” o Hotel “ao usufruto dos guardenses”. O autarca não se esqueceu também de evidenciar o papel da ex-secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para ser encontrada “uma solução adequada e exequível”.