Indaleto Lopes das Neves homenageado em Vila Franca das Naves
Foi a necessidade de acolher os fiéis que levou o padre Indaleto Lopes das Neves a construir uma nova igreja em Vila Franca das Naves há 50 anos. A data é assinalada este Domingo naquela aldeia do concelho de Trancoso, a partir das 14h30, com uma eucaristia, uma resenha histórica e actividades lúdicas. É ainda prestada homenagem ao sacerdote que «na década de sessenta lançou mãos à obra e com a ajuda da população construiu um complexo religioso e social que a todos nos orgulha». Uma figura «central nesta terra», descreve o padre Carlos Helena, pároco de Vila Franca das Naves e o promotor da iniciativa, apontando que Indaleto Lopes das Neves, natural de São Pedro de Rio Seco (Almeida), terra do ensaísta Eduardo Lourenço, foi o fundador do Externato de São Pedro, «onde toda a gente da região estudou», e o responsável pela construção da igreja, «uma aspiração destas terras» e «onde gastou 3 mil contos [15 mil euros] em 1972». «Sem ele nada se fazia», afirma Carlos Helena.
A igreja surge da necessidade de acolher os fiéis, que por falta de espaço na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, «chamada a igreja do povo, onde nasceu Vila Franca [das Naves]», onde foi descoberto em 2018 um mural do século XVI durante uma intervenção de conservação e restauro no altar-mor do templo, se viram obrigados a praticar o culto «num barracão». «A construção da igreja», perto da estação de caminhos de ferro da localidade, «foi fundamental porque a população cresceu muito e a igreja lá em cima, no povo, já era pequena», justifica Carlos Helena.
Indaleto Lopes das Neves foi ordenado sacerdote a 17 de Abril de 1954. Assumiu a paróquia de Vila Franca das Naves a 11 de Setembro desse ano. Em 14 de Agosto 1956 assumiu também a paróquia de Cerejo. Em 2 de Novembro de 1967 foi nomeado pároco da Póvoa do Concelho, Vale de Mouro e Feital e dispensado da paróquia de Cerejo. A 30 de Dezembro foi dispensado da paróquia de Vale de Mouro e Cerejo e nomeado pároco de Cerejo. Faleceu a 16 de Agosto de 1987 no Hospital da Universidade de Coimbra. (Foto: DR)