Investigadores descobrem nova espécie de escaravelho na Serra da Estrela

Investigadores nacionais descobriram em 2015 uma nova espécie de escaravelho numa cavidade natural situada na área do Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho de Seia, distrito da Guarda. A nova espécie de insecto foi encontrada nas rochas de uma cavidade natural, conhecida por Buraco da Moura, perto de Lapa dos Dinheiros, em Seia.
O estudo que esteve na origem da descoberta do escaravelho envolveu Artur Serrano, Carlos Aguiar e Mário Boieiro do cE3c (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) e biólogos de outras instituições, nomeadamente José Conde (Centro de Interpretação da Serra da Estrela) e Sandra Antunes (Centro de Conservação das Borboletas de Portugal).
«Trata-se de um escaravelho predador que apresenta adaptações particulares ao modo de vida subterrâneo, nomeadamente despig-mentação do exosqueleto, ausência de asas e de olhos compostos funcionais, e possui apêndices alongados para mais facilmente detectar as suas potenciais presas e predadores», refere o cE3c. A fonte adianta que a nova espécie «recebeu o nome de ‘Domene viriatoi’, em homenagem a Viriato, prestigiado chefe militar dos lusitanos», que se presume ser originário da região da Serra da Estrela.
A descoberta científica já foi publicada na revista Zootaxa, referindo os autores que a nova espécie encontrada «é diagnosticada e comparada com espécies próximas do subgénero Lathromene Koch, 1938, endémico da Península Ibérica».
O escaravelho subterrâneo de cor avermelhada e com comprimento do corpo de 6,9 a 8,2 milímetros (machos) e 6,3 a 8,8 milímetros (fêmeas) foi estudado em duas fases, entre Abril e Outubro de 2013 e 2014.