João Casteleiro regressa à presidência do conselho de administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira

Perspectivam-se mudanças no Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, embora até hoje ainda nada tenha sido oficializado, como assegurou ao TB um fonte hospitalar, que adiantou que o Conselho de Ministros já poderá ter aprovado uma resolução nesse sentido. Certo é que, essa decisão ainda não foi dada a conhecer no comunicado do Conselho de Ministros e nem a nomeação do novo CA foi publicada no Diário da República. Miguel Castelo Branco deverá ser substituído por João Casteleiro.
Ao que o TB sabe, pelos corredores do CHCB correu a notícia de que os novos elementos do CA entrariam em funções na passada Segunda-feira mas isso não veio a acontecer. Fonte contactada pelo TB assegurou que a situação deverá ficar esclarecida no final desta semana ou no início da próxima. Para amanhã estará agendada uma reunião entre o actual é o futuro CA do Centro Hospitalar.
A confirmar-se esta mudança, será afastado Vasco Lino (ex-presidente do CA da Unidade Local de Saúde da Guarda), que tinha sido nomeado no dia 26 de Março do ano passado para vogal daquele Centro Hospitalar, juntamente com os restantes elementos da administração, presidida por Miguel Castelo Branco. O CA do Centro Hospitalar da Cova da Beira deverá ter novamente como presidente João Casteleiro.
Confirma-se também nesta região a “tradição” de substituir os responsáveis das instituições públicas cada vez que os governos passam a ter outra cor partidária.
Na ULS da Guarda ainda não se verificou esta situação. Recorde-se que Vasco Lino foi substituído, o ano passado, na presidência do CA da ULS da Guarda, cargo que desempenhava desde Dezembro de 2012, por Carlos Rodrigues. Do anterior CA, manteve-se em funções Gil Barreiros, que passou a acumular as direcções clínicas para os Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares, Flora Moura da Silva, vogal executiva, e João Marques, enfermeiro director.