João Mário Amaral é o cabeça-de-lista do CDS pelo círculo eleitoral da Guarda


João Mário Amaral, empresário e presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, é o cabeça-de-lista do CDS pelo círculo eleitoral da Guarda às legislativas de 30 de Janeiro. Foi esta a escolha do presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos. Em segundo lugar deverá surgir Carolina Figueiredo, líder da Juventude Popular de Aguiar da Beira, e em terceiro Dora Vilhena, presidente da Comissão Política de Figueira de Castelo Rodrigo. José Saraiva (Pinhel), Anabela Melo (Figueira de Castelo Rodrigo) e Mário Abranches (Seia) deverão ser os restantes elementos da lista. As listas de todos os candidatos do partido foram aprovadas ontem (Quarta-feira) pelo Conselho Nacional, com 84% de votos a favor.
De acordo com fonte do partido, de um total de 127 conselheiros, 107 votaram a favor (84%), 16 votaram contra (13%) e quatro abstiveram-se (3%). No entanto, nos casos das listas de Lisboa, Aveiro e Viseu foram aprovados apenas os nomes indicados pela direcção, a quota nacional, uma vez que as respectivas distritais «ainda não enviaram» todos os nomes que vão compor essas listas, explicou a mesma fonte. Para Sexta-feira ficou agendada nova reunião do órgão máximo entre congressos, para finalizar a aprovação dessas listas.
O Conselho Nacional do CDS-PP esteve reunido por videoconferência desde cerca das 22:00 de quarta-feira e a votação decorreu já esta madrugada. Os nomes indicados pela direcção do CDS-PP já tinham sido aprovados ao início da noite pela Comissão Política Nacional, por unanimidade.
De acordo com os critérios de escolha dos candidatos a deputados, aprovados no final de Novembro, cabe à direcção escolher os cabeças de lista pelos círculos eleitorais do continente, os candidatos pelos círculos da Europa e de Fora de Europa, além da segunda, terceira e quarta posições da lista por Lisboa e da segunda e terceira pelo Porto. Os restantes candidatos são indicados pelas respectivas distritais e no caso da Madeira e Açores a escolha é das estruturas regionais.
Ao contrário do resto do país, em que concorre sozinho, o CDS-PP vai apresentar-se às eleições legislativas de 30 de janeiro coligado com o PSD no círculo da Madeira e com o PSD e o PPM no dos Açores.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, encabeça a lista por Lisboa, contando com o ex-líder José Ribeiro e Castro como “número dois”, a arquitecta e vogal da Comissão Política Nacional Margarida Bentes Penedo na terceira posição e o líder da Juventude Popular, Francisco Camacho, na quarta.
No Porto, a cabeça de lista é a advogada e membro do Conselho Nacional Filipa Correia Pinto, com o coordenador autárquico do partido, Fernando Barbosa, a ocupar a segunda posição.
Em Braga, a escolha recaiu sobre o ex-deputado José Paulo Areia de Carvalho, em Setúbal, o CDS apresenta como cabeça de lista a porta-voz do partido, Cecília Anacoreta Correia, em Aveiro, o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, e em Leiria, o coordenador do gabinete de estudos, António Galvão Lucas.
A lista pelo círculo eleitoral de Castelo Branco é encabeçada por Maria Inês Moreira, a de Santarém pelo vice-presidente Pedro Melo e a de Coimbra por Jorge Alexandre Almeida.
Na declaração aos jornalistas na quarta-feira à noite, o líder centrista realçou que as listas são pautadas «pelo mérito, pela abertura à sociedade civil e pela renovação de protagonistas» e «revelam a moralização da vida política que o CDS defende», acrescentando que deve ser evitada «a eternização dos políticos nos seus lugares».
Segundo relataram à Lusa fontes que estiveram presentes na reunião do Conselho Nacional, o presidente do CDS-PP considerou que a escolha dos candidatos é um “processo difícil e doloroso” e apontou que houve opções que “foram mais pacíficas, outras nem tanto”.
Nas últimas eleições legislativas, em 2019, o CDS-PP elegeu cinco deputados: dois por Lisboa (Assunção Cristas e Ana Rita Bessa), um por Braga (Telmo Correia), um pelo Porto (Cecília Meireles) e um por Aveiro (João Almeida).