Jorge Barreto Xavier renuncia ao mandato de deputado municipal da Guarda
Jorge Barreto Xavier, que liderou a lista à Assembleia Municipal (AM) da Guarda pelo PSD, renunciou ao cargo de deputado municipal, alegadamente por «razões pessoais». O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente da Mesa da AM, José Relva, no início da reunião ordinária que está a decorrer na Sala Almeida Santos.
De recordar que a escolha do então comissário da Candidatura de Oeiras a Capital Europeia de Cultura para liderar a lista social-democrata à Assembleia Municipal da Guarda originou alguma polémica uma vez que a Guarda também era candidata à mesma distinção. Questionado pelo TB em finais de Junho do ano passado, Jorge Barreto Xavier desvalorizou essa questão. Também o então candidato à presidência da Câmara, Carlos Chaves Monteiro, considerou que a posição de Barreto Xavier era «perfeitamente conciliável», porque se estava a falar de «fundamentos , de temas, de matérias e de uma realidade distinta da outra».
Nas eleições autárquicas de Setembro, a lista do PSD não conseguiu sair vitoriosa, tendo sido derrotada pelo movimento independente “Pela Guarda”, liderado por Sérgio Costa (ex-PSD), por 601 votos. O PSD viria a ter nova derrota, em Outubro, aquando da escolha do novo presidente da Assembleia Municipal. Apesar de não terem maioria, os independentes conseguiram a presidência daquele órgão autárquico, que passou a ser exercida por José Relva. Curiosamente, contrariamente ao que era previsível, a lista que o PSD apresentou não era liderada por Jorge Barreto Xavier mas sim por João Correia.