Ligações


Ligação 1
Entre 2007 e 2020, o preço médio da eletricidade rondou, na Península Ibérica, os 50 euros por MWh (megawatt-hora).
Porém, no término de 2021, este valor foi substancialmente mais elevado. Desde o dia 2 de novembro do ainda corrente ano e até ao dia 26 de dezembro, a eletricidade esteve sempre acima dos 100 euros por MWh e atingiu recordes nunca antes alcançados: o pico foi de 383,67 euros por MWh, a 23 de dezembro.
Uma razão por detrás deste aumento tão significativo parece ser o aumento do preço do gás natural, que tem a Rússia como maior fornecedor no mercado europeu. De facto, a tensão entre este país e a Ucrânia, por onde passa a maioria do abastecimento do gás natural para a Europa até a abertura do gasoduto Nord Stream II no Báltico – a primeira ligação que dá título a esta crónica e que a Rússia parece estar a forçar para que entre em funcionamento o mais rapidamente possível – pode ser um dos maiores catalisadores para este aumento. Como tal, este não é um fenómeno circunscrito à Península Ibérica, mas comum à Europa.
No entanto, após este muitíssimo significativo aumento, a semana em que nos encontramos, a última de 2021, traz algumas boas notícias. Para todos? Não, para o teritório ibérico, em que o preço de eletricidade voltará a valores inferiores a 100 MWh. E porquê? Devido ao aumento da produção energética a partir de fontes renováveis em Portugal e Espanha, em que se destaca a energia eólica que diminuirá a dependência de outras fontes energéticas, como é o caso do gás natural.
Ora, tendo isto em conta, estamos perante um investimento a longo prazo, desenvolvido em Portugal nas últimas décadas, que conseguiu ter um efeito benéfico e com impacto muito direto para a população. Oxalá haja mais.
Ligação 2
A, provavelmente, maior ligação entre indivíduos alguma vez vista, a Internet, chegou a Portugal há trinta anos, em dezembro de 1991.
A utilização deste meio, que serve como veículo de informação e comunicação, tem crescido ano após ano e operou uma verdadeira revolução nas mais diversas áreas, desde o setor público ao privado e em termos utilização comunitária ou pessoal.
A importância desta tecnologia na atualidade é inegável e ultrapassa, provavelmente, aquilo que se lhe vaticinava na origem. Dada esta dimensão, foi aprovada em Portugal este ano a tarifa social de Internet,que entrará em vigor em janeiro de 2022 e abrangerá o acesso de 780 mil pessoas à rede por um valor de 6,15€, dada a importância reconhecida desta ferramenta para toda a população.
Todavia, como sabemos, existe sempre o reverso da medalha, sendo que a Internet é pródiga neste aspeto. Um dos mais falados é a dependência que a utilização de várias aplicações e sites geram. Nesse sentido, uma jovem de 23 anos submeteu-se à experiência de passar 24h sem ter acesso à internet e relatou-a num vídeo disponível no site do Jornal Público1. E o leitor, era capaz?
1 https://www.publico.pt/2021/12/26/p3/video/dia-internet-20211223-223738