Locais das provas do desporto escolar mantêm-se para 2020/2021


Os locais de realização das provas de desporto escolar do ano lectivo 2019/20, suspensas devido à pandemia de Covid-19, vão manter-se no ano lectivo de 2020/2021, anunciou hoje o Ministério da Educação. Em comunicado, o ministério explica que esta informação já foi comunicada «aos municípios em causa, que se congratularam com o facto de continuarem a poder ser o palco destes eventos desportivos que juntam milhares de alunos-atletas».
O novo calendário dos seis eventos será «anunciado nas datas habituais» ao lado de «todo o plano de eventos e actividades do desporto escolar para 2020/21″, mas está garantido que as competições irão decorrer “em datas aproximadas às previstas para este ano».
Assim, Vagos, distrito de Aveiro, vai receber o “Mega Sprinter Nacional”, que estava marcado para o final de Março, com cerca de 900 alunos e numa organização com a Federação Portuguesa de Atletismo. Os Nacionais Escolares de Iniciados, que seriam disputados de 8 a 10 de Maio, vão manter-se em Loulé, Faro, com participação prevista de cerca de dois mil alunos.
A Taça do Desporto Escolar segue em Melgaço, Viana do Castelo, com turmas de sétimo ano de todo o país a praticarem atletismo, andebol, basquetebol 3×3 e ténis de mesa, enquanto Oeiras, Lisboa, mantém a realização da Festa do Futebol Feminino, numa organização conjunta com a Federação Portuguesa de Futebol.
Viana do Castelo e Caminha vão acolher cerca de dois mil alunos nos Nacionais Escolares de Juvenis e nos Nacionais Escolares de Náuticas, enquanto Setúbal mantém a realização de um evento formativo para professores, a Semana Nacional de Formação.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou quase 239 mil mortos e infectou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados. Em Portugal, morreram 1.023 pessoas das 25.190 confirmadas como infectadas, e há 1.671 casos recuperados, de acordo com os dados divulgados hoje pela Direcção-Geral da Saúde.