Mais de 1.400 empresas integram lista de projetos aprovados no Programa Centro 2020

Mais de 1.400 empresas da região Centro vão receber apoios comu-nitários, de acordo com a lista de projetos aprovados no Programa Centro 2020, divulgada Segunda-feira pela Comissão de Coordenação da Região Centro.
Na sua maioria, as empresas que constam da lista, reportada a 31 de Maio de 2016, são de micro, pequena e média dimensão, abarcando sobretudo os sectores da indústria transformadora, comércio, serviços, turismo, construção, transportes, agricultura e silvicultura.
No distrito da Guarda, um projecto da empresa Olano – Logística de Frio, situada na Plataforma Logística, será contemplado com cerca de um milhão de euros. Outro dos incentivos de valor, embora muito menor, foi atribuído à Ecolã, de Manteigas, que é de aproximadamente 60 mil euros. Seguem-se muitos outros projectos do distrito que também foram apoiados, na sua maior parte com um incentivo que varia entre os 14 mil euros e os 15 mil euros.
Na lista revelada Segunda-feira, a maior parte dos incentivos tem um valor relativamente baixo, mas a comparticipação é ajustada ao valor do projecto apresentado a concurso.
Uma empresa de Ovar (distrito de Aveiro), ligada à transformação de borracha e plásticos, vai receber a maior comparticipação dos apoios listados, superior a dois milhões de euros, relativa a um projeto a concurso com um valor global de três milhões de euros.
Para o período 2014-2020, o Programa Operacional da Região Centro tem uma dotação de 2.155 milhões de euros, dos quais 1.751 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE).
Este valor representa um acréscimo de 27% face ao anterior período de programação (2007-2013) e corresponde a um valor de 925 euros por habitante da Região Centro.
O novo Programa Operacional da Região Centro estrutura-se em nove eixos prioritários, mobilizando nove objetivos temáticos e 27 prioridades de investimento.
«Com a aplicação dos fundos comunitários inscritos no Programa Operacional, a Região Centro ambiciona tornar-se Innovation Follower, representar 20% do PIB Nacional e convergir para os níveis de produtividade nacional, diminuir em 10% as assimetrias territoriais, ter 40% da população jovem com formação superior e ter uma taxa de desemprego inferior a 70% da média nacional”.