Marcelo Rebelo de Sousa prometeu ser um Presidente da República “livre e isento”

Marcelo Rebelo de Sousa prometeu hoje ser um Presidente da República “livre e isento” que servirá “todos os portugueses por igual” e, embora saudando os seus antecessores, disse querer ter o seu “próprio estilo”.
“Não há vencidos nestas eleições presidenciais. Há portuguesas e portugueses sem exceções nem discriminações. E eu serei a partir de agora o Presidente de todas as portuguesas e de todos os portugueses, porque a Constituição o consagra e porque a minha consciência o dita”, declarou.
No seu discurso de vitória, no átrio da Faculdade de Direito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa saudou os seus oponentes, o atual e os anteriores chefes de Estado e “os grupos de cidadãos, movimentos e partidos” – PSD, CDS-PP e PPM – que o apoiaram ou recomendaram o voto na sua “candidatura independente”, mas reiterou que esses apoios não o condicionam.
“Digo hoje o que sempre disse ao longo da minha campanha eleitoral. Agradeço a decisão que tomaram e sublinho o modo como souberam entender o objetivo que sempre tracei numa candidatura independente: ser um Presidente livre e isento, cujo único compromisso que assume é servir todos os portugueses por igual, sem discriminações nem distinções”, afirmou.