Maternidade da Guarda estará a funcionar sem interrupção entre as 8 horas de sexta-feira e as 8 horas de 2 de Janeiro
A maternidade da Guarda será uma das 33 no país que estará a funcionar sem interrupção entre as 08:00 de sexta-feira e as 08:00 de 02 de janeiro, divulgou hoje a tutela.
Segundo o plano, designado como segunda fase de “Nascer em segurança no SNS”, em diferente situação estarão os blocos de parto dos hospitais das Caldas da Rainha, de Loures, do Barreiro, de Beja e de Portimão estarão encerrados entre as 08:00 de 30 de Dezembro e as 08:00 de 02 de Janeiro.
A funcionarem sem interrupção estarão 33 maternidades – 13 no Norte, sete no Centro, 10 em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Algarve.
Nestas condições, na região Centro estarão abertas sem condicionamentos as maternidades de Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Covilhã, Viseu e Leiria.
Na região Norte, serão as maternidades de Bragança, Vila Real, Viana Castelo, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Penafiel, Porto (hospitais São João e Santo António), Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.
Nos mesmos termos, em Lisboa e Vale do Tejo, constam as maternidades de Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa (hospitais de Santa Maria e São Francisco Xavier e Maternidade Alfredo da Costa), Amadora-Sintra, Cascais, Almada e Setúbal.
Sem constrangimentos estarão também as maternidades de Évora e Portalegre, na região do Alentejo, e de Faro, no Algarve.