Maternidade da Guarda estará encerrada amanhã
A maternidade do Hospital da Guarda estará encerrada esta Quinta-feira. Devido à falta de profissionais, a valência vai fechar durante 24 horas, entre a meia-noite de hoje e a meia-noite de Sexta-feira. De acordo com informação divulgada pelo Jornal de Notícias, a escala de serviço para Quinta-feira só terá um médico e por isso entra em vigor o Plano de Contingência que determina o encaminhamento das grávidas para outros hospitais.
As grávidas seguidas no Hospital da Guarda que necessitem de assistência serão reencaminhadas durante aquele período para Viseu e Coimbra. A escala de serviço para este mês apresenta ainda mais falhas, nomeadamente nos dias 15,16 e 29, o que obrigará novamente ao encerramento do serviço.
O Hospital tem seis médicos especialistas e conta com alguns em regime de prestação de serviços, mas nestes dias há dificuldades devido ao período de férias e gozo de folgas. O TB contactou a Unidade Local de Saúde da Guarda que remeteu esclarecimentos para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, entidade que estará a gerir os constrangimentos nas várias unidades de saúde da região. Até ao momento, apesar das tentativas, ainda não foi possível obter informações adicionais junto da ARS do Centro.