Milhares de voluntários iniciam hoje peditório nacional da Liga Contra o Cancro


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Milhares de voluntários iniciam hoje o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a «mais importante» fonte de financiamento da instituição para dar resposta aos cada vez mais frequentes pedidos de apoio, segundo a organização.
Os voluntários, que estão identificados com o colete da instituição e com os cofres lacrados com o logotipo da LPCC, vão estar em locais distintos de todo o país como superfícies comerciais, igrejas, cemitérios, alguns estádios de futebol e principais ruas de diferentes cidades, sob a orientação dos Núcleos Regionais do Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira da LPCC.
Peditório da LPCC «vai estar presente em todo o concelho»
O número de pessoas que se voluntariaram para o Peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a acontecer entre hoje e Domingo, é superior ao registado aos últimos anos. «Este ano nós temos sido realmente solicitados para a aceitação de voluntários ocasionais e tem havido uma grande adesão», afirma Isabel Reis, responsável pelo Grupo de Voluntariado Comunitário da Guarda do Núcleo Regional do Centro da Liga. «Contamos com eles e contamos também com os nossos voluntários efectivos. Neste momento penso que teremos a nível da cidade cerca de 30 pessoas envolvidas, de imediato», adianta, às quais se juntam «todas as pessoas das freguesias, como vem sendo usual».
Sobre o número de voluntários ocasionais, a responsável local atribui o aumento «desde logo» à «prestimosa» colaboração da comunicação social. «É realmente um auxílio maravilhoso porque chega a muita gente e portanto, a partir do momento em que é divulgado, e que as pessoas acreditam que a Liga investe todos os donativos da melhor forma, nós conseguimos realmente credibilizar o nosso trabalho», argumenta, realçando que apesar de voluntário é um trabalho que «nós fazemos com muito carinho e as pessoas vão percebendo que vai dando frutos», nomeadamente através das actividades que organizam.
A esse propósito refere que o Grupo de Voluntariado Comunitário teve «este Verão uma actividade muito intensa na área da prevenção solar, e mantivemos essa mesma actividade na área da prevenção com base na alimentação». «Nós temos realmente duplicado e triplicado as nossas intervenções e isto também faz com que cheguemos a mais pessoas», constata, precisando que este ano «tivemos uma média de uma actividade e meia por mês».
O que, no seu entender, significa «que isto é muito intenso e que o Grupo tem tido realmente muito trabalho e uma grande adesão, e muita visibilidade também da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver, na sua grande actividade da caminhada anual [“Pequenos Passos, Grandes Gestos”, que se realiza anualmente em Outubro em sete cidades da região Centro, a Guarda é uma delas, em simultâneo]».