Ministério da Saúde tem a «expectativa de abrir este mês concurso» para as obras pavilhão 5 do hospital da Guarda


A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse esta semana no Parlamento que «os projectos de arquitectura e de especialidades [para o pavilhão 5 do Hospital da Guarda] estão feitos e revistos», sendo que «o valor do investimento ronda os oito milhões de euros», verba que, adiantou, está assegurada, tendo mesmo recordado que «no Orçamento de Estado está prevista a construção deste edifício».
«Neste momento, a administração do hospital da Guarda está a acertar com a presidente da CCDR e a sua equipa os documentos finais necessários para se fazer o convite para a apresentação da candidatura», disse ainda a ministra em resposta às perguntas colocadas pelos deputados pelo círculo a Guarda, Carlos Peixoto (PSD) e Santinho Pacheco (PS). Ana Abrunhosa não quis, contudo, assegurar se o concurso seria aberto daqui a um ou dois meses.
Na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, que também tinha sido questionado sobre o mesmo assunto, respondeu que o processo das obras de requalificação do pavilhão 5 do hospital da Guarda «está bastante bem encaminhado» e que «há expectativa de abrir o concurso este mês». E acrescentou que a «expectativa» do Ministério é que a empreitada seja iniciada em Outubro «partindo do princípio que o Tribunal de Contas respeita os prazos do visto prévio como tem acontecido». O secretário de Estado acredita que «não será por aí que deve haver problema».
O governante disse esperar, «com toda a honestidade, que na próxima audição regimental da equipa do Ministério da Saúde na Assembleia da República já se mencione «que a obra está a acontecer». «É isso que queremos efectivamente que aconteça», sublinhou. Apontou ainda que a conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2023.