Ministro da Administração Interna reitera compromisso do Governo em instalar na Guarda o comando da UEPS

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deixou a «garantia política» de que o comando nacional da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS), que está provisoriamente em Coimbra, será transferido para a Guarda, logo que estejam criadas as condições logísticas. As declarações foram feitas, esta manhã, durante as comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR da Guarda.
«Havia o compromisso do Governo anterior e esse compromisso mantém-se. Agora está nas mãos da autarquia, em articulação com a GNR, criarem as condições logísticas para que essa unidade possa ser transferida para a Guarda», salientou o governante.
Questionado pelo TB sobre a localização, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, respondeu que «era extemporâneo falar sobre isso, era estar a prejudicar o processo, neste momento». Recordou que «o processo iniciou-se em Janeiro de 2019, tendo-se arrastado no tempo» e que, recentemente, escreveu uma carta ao actual ministro da Administração Interna, tendo depois reunido e reiniciado o processo. Sérgio Costa espera agora que o processo esteja «concluído em 2023».
De recordar que a instalação na capital do distrito, do Comando Nacional da UEPS foi oficializada no dia 30 de Novembro do ano passado com a entrega do estandarte nacional à UEPS, na Guarda, numa cerimónia presidida pelo então ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
A UEPS dispõe de uma sala de situação e os aquartelamentos destas unidades são os Centros de Meios Aéreos e as Bases Permanentes de Helicópteros ocupados pelos postos de Intervenção de Protecção e Socorro, de acordo com o que vier a ser anualmente definido no Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios.
A UEPS é a unidade especializada da GNR que tem como missão específica a execução de acções de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, matérias perigosas, cheias, de sismos, busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como outras situações de emergência de protecção e socorro, incluindo a inspecção judiciária em meio aquático e subaquático.
(Fotogaleria das comemoração dos Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR da Guarda disponível no facebook oficial do Jornal Terras da Beira)