Ministro da Economia confirma que o Hotel Turismo vai ser Pousada de Portugal
O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, confirmou hoje , Terça-feira, na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, que o Hotel Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal.
O edifício, inaugurado em 1947 e que está de portas fechadas há mais de 12 anos, vai ser entregue à Empresa Nacional de Turismo (Enatur), entidade concessionária das Pousadas de Portugal e que é detida em 51% pelo Turismo de Portugal, cabendo o restante capital ao Grupo Pestana Pousadas (GPP), como especifica o “Jornal de Negócios”.
Como o TB online divulgou em primeira mão no passado dia 22 de Novembro, aquela unidade hoteleira, projectada pelo arquitecto Vasco Regaleira em 1936 e inaugurado no dia 6 de Julho de 1947, deveria passar para as mãos do Grupo Pestana, que, depois de requalificado, o integrará na Rede de Pousadas de Portugal.
O TB também adiantou que falta apenas a autorização do Ministério das Finanças à proposta que tinha sido aprovada pelo conselho directivo do Turismo de Portugal tendo em vista a celebração de «um contrato de arrendamento com um operador económico».
De recordar que, por proposta da bancada do movimento “Pela Guarda”, a Assembleia Municipal da Guarda decidiu em Abril, por maioria, instar o governo para que, se até ao final do ano não decidisse recuperar o Hotel de Turismo, o deveria devolver ao município.
Recentemente, o Hotel Turismo do Programa foi desafectado do programa REVIVE atendendo ao facto de o mercado não ter respondido soluções alternativas, abrindo assim caminho para poderem ser encontradas soluções alternativas. Em finais de Outubro, em Manteigas, a então secretária de Estado disse ao TB que a solução para o hotel estava «muito próxima» e que brevemente seria conhecida. Meses antes, em Junho, Rita Marques assegurou ao TB que dialogava «com bastante frequência» com o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, e que «muito em breve» ambos anunciariam «o desfecho» dessas conversas.
O anúncio oficial da concessão foi feito esta Terça-feira no parlamento pelo ministro da Economia e do Mar.