Modelo para a reabilitação do Hotel Turismo vai ser apresentado oficialmente esta tarde na Guarda

O Hotel Turismo da Guarda vai passar para as mãos da Empresa Nacional de Turismo (Enatur), entidade concessionária das Pousadas de Portugal e que é detida e pelo Turismo de Portugal e pelo Grupo Pestana Pousadas. A cerimónia de assinatura do memorando e apresentação do modelo para a reabilitação daquela unidade hoteleira para depois ser integrada na Rede de Pousadas de Portugal está agendada para hoje à tarde na Sala António Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho da Guarda. A sessão deverá contar com as presenças de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), bem como do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente da Enatur, Rui Mota, e da vice-presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro.
Como o TB online divulgou em primeira mão no passado dia 22 de Novembro, aquela unidade hoteleira, projectada pelo arquitecto Vasco Regaleira em 1936 e inaugurado no dia 6 de Julho de 1947, deveria passar para as mãos do Grupo Pestana, que, depois de requalificado, o integraria na Rede de Pousadas de Portugal.
O TB também adiantou que faltava apenas a autorização do Ministério das Finanças à proposta que tinha sido aprovada pelo conselho directivo do Turismo de Portugal tendo em vista a celebração de «um contrato de arrendamento com um operador económico».
De recordar que, por proposta da bancada do movimento “Pela Guarda”, a Assembleia Municipal da Guarda decidiu em Abril último, por maioria, instar o governo para que, se até ao final de 2022, não decidisse recuperar o Hotel de Turismo, o deveria devolver ao município.
Isto mesmo recordou o presidente do Município da Guarda, Sérgio Costa, numa carta endereçada, no passado dia 6, ao ministro da Economia, na qual também refere que o Governo deve «uma resposta urgente, concisa e clara à população, sobre este este equipamento que faz parte da Guarda e é fundamental que continue no futuro a ser uma referência para todos». E apela, por isso, ao «empenho pessoal» do governante para que, «com a maior brevidade e em conjunto» possa ser dada resposta a «tão justa e ansiada pretensão das gentes deste concelho, que é a revitalização e abertura do Hotel Turismo».
No ofício ao titular da pasta da Economia, o autarca relembra a importância da emblemática unidade hoteleira, que abriu portas há 75 anos, e que «desde o seu encerramento, há mais de 12 anos, que tem sido uma constante e forte pretensão devolver este histórico edifício à Guarda e aos guardenses, dando, assim, continuidade à actividade para o qual foi pensado, projectado e construído». (Foto: Arquivo TB)
Gustavo Brás