Município da Guarda assegura que água de rede pública está «em perfeitas condições de consumo»
O Município da Guarda assegurou hoje que a água da rede pública está «em perfeitas condições de consumo», após ter conhecimento de situações em que a água apresenta «sabor desagradável» em algumas zonas da cidade e do concelho. «No seguimento das situações que têm vindo a ser reportadas ao município informando sobre o sabor desagradável da água em algumas zonas da cidade e do concelho, informamos que todas as situações foram de imediato comunicadas à empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., e que esta tem acompanhado a situação através de um rigoroso controlo operacional», referiu a autarquia em comunicado publicado nas redes sociais.
Os recentes incêndios provocaram erosão nas encostas e arrastamento de partículas para as linhas de água e, este facto, aliado a um ano com pouca precipitação, «fez baixar significativamente o nível da albufeira do Caldeirão e obrigou a uma vigilância acrescida na verificação e garantia dos parâmetros de qualidade da água que é distribuída.
«O controlo analítico da água tem sido efectuado pela empresa Águas do Vale do Tejo, S.A e pelo município da Guarda, desde a captação até à torneira do consumidor. Até ao momento, não existe qualquer incumprimento aos limites estipulados na legislação em vigor. A água da rede pública continua a cumprir todos os parâmetros legais e está, por isso, em perfeitas condições de consumo, assegurou o município.
Segundo informações da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., «a alteração do sabor na água estará regularizada nos próximos dias.