Município de Almeida suspende intervenção no pavimento na fortaleza após forte contestação
O Município de Almeida decidiu suspender os trabalhos de pavimentação que estavam a decorrer junto às Portas de São Francisco depois do resultado ter gerado forte contestação. A intervenção está inserida na obra “Restauro Estrutural das Portas de São Francisco, Respectivos Corpos de Guarda e Pavimentações”, como explica, em comunicado, o presidente do Município de Almeida, António Machado, divulgado esta Quinta-feira, no qual justifica a decisão de interromper os trabalhos.
O autarca refere que «há clara intenção que as obras decorram de acordo com os projectos previamente aprovados» mas que, «por vezes, a realidade nem sempre consegue dar a real perspectiva que o desenho do projectista mostra», considerando ser aquilo que se passa com a intervenção em causa. O presidente do município adianta que, «com elevação e sentido de responsabilidade, foi já encetado o diálogo com projectista no sentido de tentar perceber alternativas que vão de encontro aquilo que são as expectativas do executivo para que dentro do espírito reformista legalmente instituído consigamos respeitar e manter a beleza que a Praça-Forte de Almeida possui».
António Machado garante que «não foi e não será com toda a certeza intenção do executivo desvirtuar ou tirar brilho ao conjunto monumental» e informa que nos próximos dias «será apresentada e implementada uma solução alternativa».
O resultado da intervenção gerou fortes críticas nas redes sociais, com publicações com fotos do pavimento como estava antes e como ficou depois, com acusações de que se estava a destruir o património. Questionava-se ainda se a intervenção estaria a decorrer com a autorização das entidades que tutelam o património. (Foto: DR)