Nove escolas participaram no encontro de actividades rítmicas expressivas

São cerca de 170 jovens envolvidos nas actividades rítmicas expressivas , alguns dos quais estão a apostar fortemente naquela modalidade desportiva. Depois de um primeiro encontro, num pavilhão gimnodesportivo, o palco do Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolheu a 5ªedição do “Encontro de Atividades Rítimas Expressivas do Desporto Escolar da Guar-da”. A equipa da Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, viria ser escolhida para representar o distrito da Guarda nos regionais, agendados para amanhã em Coimbra. A equipa de São Pedro do Sul representará o distrito de Viseu. O encontro nacional ocorrerá mais tarde em três localidades do Norte.
A equipa da Guarda não conseguiu até agora marcar presença no nacional e o ano passado obteve o terceiro lugar no regional, disse ao TB o coordenador distrital do Desporto Escolar, Carlos Sacadura, adiantando que a equipa de São Pedro do Sul, «que já tem cultura de dança», é a que tem tem conseguido o apuramento para o nacional. Na sua opinião, a Secundária Afonso Al-buquerque também já começa a ter «essa cultura de dança», o que, sublinha, «torna tudo muito mais fácil» para os jovens prosseguirem essa modalidade. Carlos Sacadura adiantou ao TB que entre os muitos jovens que participam nas actividades rítmicas, há alguns que estão a apostar fortemente na modalidade, estando mesmo a ser acompanhados em ginásios privados.
Concretamente em relação à participação das escolas do distrito da Guarda, no espectáculo da passada Sexta-feira foram apre-sentadas oito coreografias, cinco das quais de nível introdutório e três de nível avançado. Ao todo foram cerca de 170 alunos, desde o 5º ao 12º ano. «Achamos que estamos a fazer um trabalho que está, de alguma maneira, a alavancar as actividades expressivas e o que é certo é que estamos com 170 miúdos num espaço profissional, como é o TMG», afirmou Carlos Sacadura, frisando que «eles próprios sentem-se profissionais, chegando a estar nervosos e até com má disposição, mas acabam por ter guarda-roupa, camarins e técnicos de som e luz».
O coordenador considera que «o espectáculo é melhor nesta fase distrital do que no regional, que volta a realizar-se num pavilhão». «Ao decorrer num espaço como é o TMG, permite abrir o desporto escolar à comunidade educativa. Depois do espectáculo somos muitas vezes interpelados pelos pais dizendo que que não sabiam que os miúdos treinavam assim ou que faziam aquilo. Esta envolvência é benéfica para todos, tanto mais que sentimos que as direcções escolares estão motivadas porque os pais já começam a pressionar para que os alunos apresentem as coreografias no TMG», salienta Carlos Sacadura.
No espectáculo da passada Sexta-feira par-ticiparam nove escolas, sete das quais do distrito da Guarda (Afonso de Al-buquerque, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Trancoso, EB 2,3 de Tourais-Paranhos) e duas do distrito de Viseu (São Pedro do Sul e Vouzela/Campia). É que, por não ter a dimensão do da Guarda nas actividades rítmicas expressivas de nível avançado, a coordenação do Desporto Escolar decidiu convidar as duas escolas de Viseu para participarem no espectáculo no TMG, embora as classificações tenham sido diferentes. Assim, cada um dos distritos tem direito a um representante nos regionais, agendado para amanhã, em Coimbra. A equipa da Secundária Afonso de Albuquerque vai representar o distrito da Guarda no regional e a de São Pedro do Sul o distrito de Viseu. O nacional decorrerá em três locais do Norte (Matosinhos, Gondomar e Valongo).
Reportagem fotográfica e de vídeo na página do facebook do Jornal Terras da Beira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O website do Terras da Beira utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close