Novo bispo de Viseu recebeu nomeação com “surpresa” e “grande emoção”

O novo bispo de Viseu, António Luciano dos Santos Costa, disse hoje à agência Lusa que recebeu a notícia da nomeação pelo papa com “muita surpresa” e com “uma grande emoção”. “Não estando à espera, recebi a notícia com muita surpresa, com uma grande emoção interior, com sentido de fé, também de alguém que quer olhar para a frente com Cristo Bom Pastor, que está disponível, como sempre estive na Diocese [da Guarda]”, disse.
António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, sucede a Ilídio Leandro, que em 2017 pediu a resignação de bispo da Diocese de Viseu por motivos de doença, anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Segundo informação disponibilizada no seu sítio na internet, a CEP informa que o sacerdote era até ao momento vigário episcopal para o clero da Diocese da Guarda.
O novo bispo disse à Lusa que vai assumir as funções de prelado diocesano de Viseu “com muita esperança” e “com muita confiança”. Referiu que conhece “alguma coisa” da Diocese de Viseu, por ali ter sido professor, sublinhando tratar-se de “uma igreja com muito dinamismo e com muito trabalho”.
“Espero ser uma força para ajudar a desenvolver todo esse dinamismo com a ajuda do Espírito Santo. Conto muito com a ajuda de Cristo o Bom Pastor para poder seguir os seus passos e dar testemunho dele junto daquela igreja tão cheia de riqueza e de valores espirituais e humanos”, concluiu.