
Obras da Torre dos Ferreiros (Guarda) serão retomadas quando estiver construído o elevador panorâmico
As obras da Torre dos Ferreiros, na Guarda, estão paradas temporariamente. Em causa não está a falta de pagamento à empresa mas o tipo de elevador que vai ser colocado junto ao monumento para permitir que seja mais visitável. Em entrevista ao TB, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Chaves Monteiro, informou que, «atendendo aos pareceres da Direcção Regional de Cultura e do Património, na instalação do próprio elevador há um conjunto de equipamentos acessórios que não devem ter visibilidade ao ponto de descaracterizar o edifício». «E tentar encontrar as soluções técnicas adequadas àquilo que são as pretensões de defesa e preservação do património que ali está obriga a alterações do projecto e enquanto não se encontram estas soluções a obra é suspensa em determinados momentos», adiantou Carlos Chaves Monteiro, assegurando que «será retomada quando estiver construído o equipamento».
Recorde-se que a obra foi adjudicada o ano passado à “Opualte – Construções, SA”, pelo valor de 570 mil euros. De acordo com o projecto, aprovado pela Direcção-Geral do Património e pela Direcção Regional de Cultura do Centro, haverá duas rampas de acesso ao elevador panorâmico que será colocado junto à Torre.
O autor do projecto, o arquitecto João Madaleno, explicou o ano passado que a requalificação da Torre dos Ferreiros conheceu muitas vicissitudes e foi necessário dar passos «longos e árduos». Explicou que a intervenção contempla a construção de um elevador exterior (no interior de uma estrutura metálica com vidro), rampas de acesso ao elevador, a requalificação do acesso interior por escada (para ser utilizada «de forma segura e controlada») e a retirada de sirenes e de estações meteorológicas do topo da torre. No cimo do monumento serão colocados elementos metálicos que, segundo o arquitecto, poderão ser informativos sobre a paisagem e os locais visionados.
Comentar
. logged in para comentar.