PAN denuncia maus-tratos a animais na Serra da Estrela

Nas últimas semanas, começaram a surgir nas redes sociais diversas denúncias de situações de maus-tratos a animais na Serra da Estrela. Muitos dos cães que estão à venda no maciço central são mantidos nas jaulas durante todo o dia, ao frio.
Alertado para estes casos, o PAN – Pessoas – Animais – Natureza entendeu fazer denúncia ao Ministério Público da Comarca da Guarda onde denuncia situações de maus tratos a animais, nomeadamente cães, na Serra da Estrela.
O PAN refere, em comunicado, que «enviou para o Ministério Público provas de que, junto à estrada que dá acesso à Torre da Serra da Estrela, se encontram inúmeros casos de venda ilegal de animais, sendo que as pessoas que efectuam as vendas, acabam por deixar os cães expostos ao frio e chuva durante dias inteiros no Inverno e a temperaturas muito elevadas no Verão».
«Segundo foi possível apurar, os animais ficam permanentemente presos, dia e noite, sendo a sua alimentação deficitária e não tendo qualquer período de recreio», acrescenta aquele partido.
O PAN acrescenta que, «para além disso, no acto da venda dos mesmos, não são emitidos recibos comprovativos, o que levanta a suspeita de não estarem a ser pagos os devidos impostos, existindo inclusive a dúvida de que os referidos comerciantes tenham actividade registada que lhes legitime a criação e venda de animais».
«Numa legislatura em que os direitos dos animais têm tido cada vez mais expressão o PAN pede a intervenção das entidades competentes em mais um caso que viola os direitos destes seres sensíveis e para com os quais temos responsabilidades», refere, por último, o PAN no comunicado enviado ao jornal Terras da Beira. (foto: DR)