Passadiços do Mondego inaugurados hoje
Os Passadiços do Mondego foram inaugurados hoje, pelas 12h30, tendo contado com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Recorde-se que os Passadiços do Mondego estão em construção desde Junho de 2020, apesar da primeira pedra ter sido lançada no final de 2019.
A construção dos Passadiços representam um investimento de quase três milhões de euros, mas há depois um conjunto de estruturas associadas que era necessário construir. São os parques de estacionamento, as portarias, as instalações sanitárias e outras zonas de apoio. No total, a obra deverá ficar orçada em 4,5 milhões de euros. A Câmara conseguiu apoio financeiro para os cerca de três milhões de euros e agora vai tentar obter financiamento para os restantes 1,5 milhões de euros.
O projecto inclui os passadiços em madeira, caminhos já existentes, a construção de três pontes suspensas e a reabilitação de mais duas. Os passadiços e as escadarias correspondem a aproximadamente a sete quilómetros do total do percurso pedonal, que terá 11,7 quilómetros.
Para além do percurso, o projecto inclui ainda a instalação de uma estrutura para slide e um sistema de telecomunicações para garantir cobertura móvel ao longo de todo o trajecto. Parte do percurso irá desenvolver-se ao longo de um canal hidráulico que abastece as turbinas da Barragem do Pateiro, uma das mais antigas do país.
Os “Passadiços do Mondego” abrangem as freguesias de Videmonte, Trinta e Vila Soeiro, permitindo apreciar o que resta das antigas fábricas de tecelagem e de produção de electricidade e moinhos existentes nas margens do rio Mondego.