Penamacor e Sabugal com candidaturas para criarem as “portas de entrada” da Malcata
As Câmaras de Penamacor e do Sabugal submeteram uma candidatura de cerca de 400 mil euros a fundos europeus para a criação de dois centros interpretativos que se afirmem como as “portas de entrada” da Malcata. «É uma candidatura conjunta, que já submetemos, e que tem o montante de sensivelmente 400 mil euros, sendo que o objectivo é o de duas portas de entrada para a Reserva Natural da Serra Malcata (RNSM)», disse o autarca de Penamacor, António Luís Beites, no final da reunião de executivo, durante a qual anunciou o novo projecto.
António Luís Beites frisou que a candidatura ao Portugal 2020 prevê a criação de dois centros interpretativos, um no Sabugal e outro em Penamacor, que através dos respectivos conteúdos virtuais devem ajudar a conhecer o território e paisagem, num convite para que o turista parta à descoberta da Reserva Natural. «Queremos que estes espaços sejam, para o visitante que aqui chega, um cartão-de-visita e de promoção do nosso património natural e de todo o potencial endógeno que temos associado à RNSM», acrescentou.
O autarca destacou ainda o actual clima de colaboração existente entre as duas autarquias e o Instituto Conservação da Natureza e das Florestas no sentido de criar as condições necessárias para tirar partido do potencial da Malcata a nível turismo de natureza, aventura e desporto, que nem sempre foi aproveitado da melhor forma. Segundo especificou, o espaço em Penamacor será desenvolvido a partir da requalificação de um edifício situado na zona do Castelo, junto à Torre de Menagem. António Luís Beites também referiu que este centro permitirá complementar a rede de espaços culturais que o município quer criar, numa ligação entre o Museu Municipal, a Casa Ribeiro Sanches. A RNSM estende-se ao longo de 16.348 hectares dos concelhos do Sabugal e de Penamacor, respectivamente nos distritos da Guarda e Castelo Branco.