Pinhel aprova por unanimidade orçamento de 19,5 milhões de euros para 2017
O executivo municipal de Pinhel aprovou ontem, por unanimidade, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano da Câmara de Pinhel para 2017. Para o próximo ano, a autarquia tem inscrita uma verba que ascende os 19,5 milhões de euros, correspondendo assim a um aumento de quatro milhões relativamente ao orçamento deste ano.
Numa nota à imprensa, o município refere que, «numa apresentação sumária dos investimentos previstos para o último ano do seu primeiro mandato», o presidente da Câmara, Rui Ventura, «lembrou o caminho percorrido acentuando que foi um período intenso, marcado “pela mudança, pela transformação e pela concretização”». «É pois neste “ritmo reformista” que a autarquia pinhelense quer prosseguir, apresentando “um orçamento marcado pela modernização e pelo maximizar das fontes de financiamento” ao investimento municipal», acrescenta.
No que diz respeito ao Ordenamento do Território, estão previstas algumas intervenções tendo em vista a beneficiação de vias de comunicação urbanas e de estradas municipais. Os grandes investimentos estão associados à construção de equipamentos considerados estruturantes, como por exemplo, as novas piscinas municipais cobertas (obra em curso) e descobertas (obra a iniciar em breve).
O lançamento da empreitada do Parque Urbano de Pinhel, no antigo Campo de Futebol Astolfo da Costa, é outra das obras consideradas marcantes, uma vez que, salienta a autarquia, «vai revolucionar a zona mais central e habitada da cidade».
Na área da Educação, de realçar o projecto de requalificação do Polidesportivo Descoberto da EB2, apresentado pela comunidade escolar no âmbito de uma experiência piloto que visa a implementação do Orçamento Participativo e que foi dotada com 150 mil euros, assim como a obra de requalificação e modernização da Escola Secundária de Pinhel, uma empreitada orçada em cerca de um milhão e setecentos mil euros, com financiamento europeu, devendo o Município assegurar o pagamento de cerca de 132 mil euros, ou seja, metade do valor da comparticipação nacional.
Para além de continuar a fazer uma aposta nas áreas da Acção Social e dos apoios às instituições do concelho, a autarquia tem prevista a requalificação das Torres e da Muralha do Castelo de Pinhel, bem como a participação no projecto “O.P.(us) – Ópera no Património”, desenvolvido em parceria com Leiria, Batalha, Viseu, Vila Nova de Foz Côa e, ainda, a Universidade de Coimbra (projecto para três anos, a candidatar ao Centro 2020).
O orçamento municipal de Pinhel para 2017 vai ser discutido e votado na próxima reunião da Assembleia Municipal.