Pinhel recebe 5.ª edição da Beira Interior – Vinhos e Sabores entre 15 e 17 de Novembro


A 5.ª edição da Beira Interior – Vinhos & Sabores vai realizar-se em Pinhel, distrito da Guarda, de 15 a 17 de Novembro, e conta com a participação de 60 expositores, sendo que 30 são produtores de vinho, foi hoje anunciado. «Desde o primeiro dia que pensamos a feira, o nosso objectivo não era promover Pinhel, mas era promover a marca Beira Interior», afirmou o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura.
O autarca fez questão de fazer a conferência de imprensa para a apresentação da 5.ª edição da Beira Interior – Vinhos & Sabores nas instalações da Adega 23, que se situa no concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco.
Rui Ventura explicou que a estratégia para a promoção dos vinhos, passa pela promoção da marca da Beira Interior: «A estratégia tem que estar muito mais do que nas fronteiras do concelho [Pinhel]. Se não dermos a conhecer a marca beira Interior, muito dificilmente damos a conhecer Pinhel».
Para a edição deste ano, a feira conta com a presença de um total de 60 expositores, sendo que metade são produtores de vinho. Mas, a grande novidade divulgada pelo autarca diz respeito à presença de distribuidores e importadores de vinhos que vão estar presentes no certame.
«Temos de criar condições para gerar negócio a quem lá está. Foi feito convite a importadores e distribuidores de vinhos para criar a oportunidade de negócio a quem está presente», frisou. Para já, está garantida a presença de distribuidores e importadores da Polónia, Espanha, Alemanha e Estados Unidos da América (EUA). «Quando promovemos o vinho, promovemos toda uma região. O que nos move é os vinhos e dar a conhecer toda a região da Beira Interior», realçou o autarca.
Rui Ventura adiantou ainda que o certame vai ter dois pavilhões, um onde ficam instalados os expositores e o espaço para restaurantes e outro onde irá decorrer a gala de entrega dos prémios do concurso “Vinho de Ouro”, que reuniu cerca de mil vinhos e onde são esperadas cerca de 400 pessoas.
Já o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), Rodolfo Queirós, disse que há cinco anos, quando este certame se iniciou, poucos acreditariam que atingisse a dimensão actual. Realçou ainda a importância de ter no certame profissionais do sector, nomeadamente, os distribuidores e importadores.
Rodolfo Queirós adiantou que o evento vai contar, no sábado, com um seminário, tal como nas edições anteriores, sendo que este ano vão estar presentes a Federação Nacional de Adegas Cooperativas, para falar do cooperativismo e da sua importância no século XXI; e a ViniPortugal, entidade que faz a promoção dos vinhos no mundo.
Este responsável anunciou ainda que vai ser criada a Rota dos Vinhos da Beira Interior, onde irão participar autarcas dos distritos da Guarda e de Castelo Branco. «Esta vai ser, sobretudo, uma rota de territórios e os municípios vão ser nossos parceiros na criação desta rota. Será uma mais valia para os diversos concelhos (20 no total)», concluiu.