Pinhelenses ainda não está inscrito mas deverá faze-lo na próxima semana

A União Desportiva “Os Pinhelenses” foi a única equipa dos campeonatos distritais de seniores que não se inscreveu, dentro do prazo limite, na Associação de Futebol da Guarda. Os sócios da colectividade vão decidir na Assembleia-geral do próximo Sábado o futuro do clube e eleger uma nova direcção. Fonte próxima da equipa confirmou que o clube vai ser inscrito na próxima semana. Na 2ª Divisão, a Associação Desportiva dos Castelos e o Futebol Clube de Pala são as novidades. Nos juniores e no Futsal (masculino e feminino) também se verifica aumento de clubes.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
O União Desportiva “Os Pinhelenses” só deverá ser inscrita na Associação de Futebol da Guarda, na próxima semana. No Sábado, os sócios vão eleger uma nova direcção e discutir o futuro da colectividade, mas o TB sabe que o clube vai ser inscrito e participar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão. No que diz respeito a equipa técnica e jogadores, só depois da reunião deste Sábado, é que a nova direcção deverá começar a preparar o futuro do clube que passará a jogar no complexo desportivo municipal.
Com a inscrição do Pinhelenses, o concelho de Pinhel passa a ter três clubes nos campeonatos distritais de seniores, uma vez que a Associação Desportiva dos Castelos, de Alverca da Beira e o Futebol Clube de Pala vão militar na 2ª Distrital. Se em relação ao FC Pala não se trata de uma novidade, o mesmo não se pode dizer do conjunto de Alverca, que depois de apostar nos escalões de formação, surge agora com uma equipa de seniores. Com estas duas entradas, a 2ª Divisão Distrital passa a ter 9 equipas.
Em relação aos restantes clubes que no ano passado participaram em campeonatos nos escalões de seniores, regista-se a ausência do Mileu Guarda Sport Clube que, como o TB já tinha anunciado, extinguiu temporariamente o Futebol para apostar no Futsal, onde surgem mais equipas para a próxima temporada. Para além do Mileu, inscreveram-se o Grupo Desportivo das Lameirinhas, Grupo Desportivo da Meda, Amadores de Foz Côa, CDC Pinheiro, Desportivo de Gouveia, Desportiva de Manteigas e Penaverdense. Já nos escalões de formação de Futsal, nos infantis estão inscritos o Lameirinhas, Casal de Cinza, Manteigas e Escolas Carlos Franco, de Seia. Nos iniciados, apenas dois clubes: Lameirinhas e Casal de Cinza.
Fonte próxima da AFG confidenciou que como estes campeonatos se realizam mais tarde, o prazo de inscrições pode continuar aberto. Se não houver mais inscrições nos escalões de formação, apenas o Grupo Desportivo das Lameirinhas e a Associação Desportiva de Manteigas podem subir ao Campeonato Nacional da 2º Divisão de seniores, uma vez que têm equipas nos escalões mais jovens.
Já no Futsal Feminino há também um acentuado aumento do número de clubes a participar no distrital.
Quanto aos escalões de formação, a mesma fonte referiu que há um ligeiro aumento de clubes nos juniores e que os restantes escalões continuam com o mesmo número de clubes.
O sorteio dos diversos campeonatos realiza-se no próximo dia 3 de Setembro no Auditório do Paço da Cultura, da Guarda.
Guarda e Pinhel
são os concelhos mais representativos
Os concelhos da Guarda e de Pinhel são os mais representativos nos campeonatos distritais de seniores de Futebol, com três equipas cada. No caso da Guarda, este ano há apenas uma equipa na cidade e depois o Vila Cortez e o Casal de Cinza. Em Pinhel, a União Desportiva representa a sede de concelho e, este ano, regista-se o reaparecimento do FC Pala e a estreia dos Castelos, de Alverca. Depois há concelhos com dois clubes, casos De Almeida, Gouveia, Sabugal, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.