Piscinas Municipais da Guarda recebem final da Taça de Portugal de Pólo Aquático


As Piscinas Municipais da Guarda recebem, este fim-de-semana, as finais da Taça de Portugal de Pólo Aquático no escalão de seniores. Em prova vão estar as melhores equipas a nível nacional. A final decorre sob a égide da Federação, mas Luís Martins, do Clube de Natação da Guarda, antevê três dias com jogos muito emotivos entre as melhores equipas nacionais. O dirigente recorda que «no ano passado realizaram-se na Guarda as finais desta competição mas no escalão de Sub-17 e, este ano, devido às condições das piscinas, a Federação decidiu realizar na Guarda esta final da Taça de Portugal que envolve 12 equipas, cerca de 250 atletas e as respectivas claques que, por norma, dão um espectáculo diferente nas bancadas porque são muito emotivas e dinâmicas». O facto da prova se realizar no mesmo fim-de-semana da Feira Ibérica de Turismo também pode ser uma vantagem, uma vez que «os dois eventos podem ficar a ganhar. É um fim-de-semana em que a Guarda vai ter mais gente».
O objectivo da Federação em realizar a final da Taça de Portugal na cidade mais alta também passa por dinamizar a modalidade. Luís Martins explica que «esta é uma modalidade muito enraizada no litoral e a Federação, ao trazer a prova para o interior do país, quer dinamizar e potenciar a modalidade e, quem sabe, no futuro, poderão surgir equipas».
A prova inicia-se no Sábado, às 11H30, com os quartos de final da competição masculina. No Domingo juntam-se as competições feminina e masculina, com as meias-finais a terem início a partir das 11H30 e apurando as 2 melhores equipas de cada género para as 2 finais, previstas para Segunda-Feira, a partir das 14 horas.
Em masculinos, a equipa do Paredes defende as taças conquistadas nas 2 últimas épocas, ao passo que as meninas do Fluvial Portuense, crónicas vencedoras em femininos, tentarão a 10ª Taça da sua história.