“Plante Um Músico” no Auditório do Sabugal este Domingo

Crianças das escolas do concelho do Sabugal, da Escola Serra da Gardunha do Fundão e da Escola EB 2/3 do Tortosendo que integram o “Zéthoven – Plante Um Músico” sobem este Domingo, pelas 16h00, ao palco do Auditório Municipal para um concerto onde irão apresentar o resultado de um ano de formação musical.
Este projecto, promovido pela Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), da Covilhã, integra cerca de 120 crianças dos concelhos da Covilhã, Fundão e Sabugal e, recorde-se, foi o único do interior do país a ser seleccionado pelo programa Partis II da Fundação Gulbenkian, ao qual concorreram 161 iniciativas a nível nacional, tendo 16 obtido financiamento que é assegurado ao longo de três anos.
Apoio esse que permitiu alargar o trabalho que já estava a ser desenvolvido desde 2013, fruto de parcerias com empresas, instituições e autarquias locais. Passou-se de 24 para cerca de 120 alunos, o que «representa um salto enorme», afirmou Luís Cipriano, maestro e presidente da ACBI, em Janeiro do ano passado aquando da apresentação do projecto, lembrando que a participação é totalmente gratuita para as crianças.
Este responsável explicou que a iniciativa se destina a alunos do segundo ciclo de escolaridade e tem como principal objectivo «dar a oportunidade a que todos estudem música», em especial aos mais carenciados e aos que estão mais afastados das sedes de concelho. A selecção das crianças, esclareceu, será feita com base nas respectivas capacidades musicais, dando prioridade aos alunos abrangidos pelos escalões de apoio escolar (A e B) e aos que são mais carenciados culturalmente, ou seja, aos que vivem em localidades onde habitualmente não há oferta cultural.
De salientar que o projeto obriga ao sucesso escolar dos seus intervenientes.
Outra das vertentes do “Zéthoven – plante um músico” diz respeito à possibilidade de encaminhamento profissional, sendo que a ACBI estabeleceu uma parceria com a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), igualmente da Covilhã, de modo a que, no futuro, os interessados possam para aí ser encaminhados, o que já aconteceu em dois casos.
«É uma oportunidade única no acesso à música para os mais novos», destacou na altura o director da EPABI, Pedro Leitão.
«A vontade de aprender música é a tendência natural para essa actividade, porque se fossemos apenas pela necessidade sem haver aquela vontade de aprender música se calhar tínhamos muito mais crianças», destaca o presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo. «As crianças são seleccionadas porque gostam de música em primeiro lugar e depois a seguir porque dificilmente poderiam entrar num projecto destes. É evidente que depois vão ter que ao longo do tempo provar isso, provar que gostam de música e provar que são aplicadas», reforça.
Integram este projecto «15 crianças», entre os «9 e os 11 anos», de três estabelecimentos de ensino daquele concelho, nomeadamente «Sabugal, Soito e Cerdeira do Côa». «No fundo vai-se tentar detectar talentos no 1º e 2º ano para depois no 3º e 4º puderam avançar para o projecto», resume o autarca, que considera o “Zéthoven – Plante Um Músico” «um verdadeiro projecto também de combate ao insucesso escolar».
Quanto à possibilidade de encaminhamento profissional por parte das crianças que integram o projecto, António Robalo respondeu que «no fundo, no fundo, esse é o culminar natural da situação». «Portanto, é no fundo proporcionar o início da aprendizagem para depois, provando que efectivamente gostam e que estão no lugar certo, continuarem e desenvolverem o seu percurso. É essa a finalidade», conclui.
Uma vez que ainda é cedo para um balanço, até porque o espectáculo deste Domingo é de apresentação, António Robalo apenas refere que o objectivo da autarquia é «desenvolver o projecto durante estes anos, e espero que com sucesso».
«Pretendemos não só para a música como para outras competências de ensino e de saber e de conhecimento desenvolver projectos similares», revela, exemplificando com outras expressões artísticas e informática, em seu entender «ferramentas muito importantes para a agilização das suas vidas».
GM