Portugal deverá inaugurar Segunda-feira o troço da A25 de ligação à auto-estrada espanhola


Portugal deverá inaugurar na próxima Segunda-feira o último troço da auto-estrada de ligação de Vilar Formoso à fronteira de Fuentes de Oñoro (Espanha), num acto a levar a cabo pelo Governo português, segundo informa a agência EFE. Trata-se de um traçado de ligação luso-espanhola, que era o único que estava pendente para unir a Auto-estrada de Castilla e a A25, que formam o traçado europeu E-80. Trata-se de um pequeno troço, de apenas 6,7 quilómetros, que foi executado pelos governos de ambos os países. Os trabalhos do lado espanhol já tinham terminado em Novembro de 2019 e do lado português no passado mês de Junho, mas a via ainda não estava circulável.
A inauguração oficial está marcada para a próxima Segunda-feira, pelas 16 horas, com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, informou o governo português através da Infraestruturas de Portugal (IP) adianta a agência noticiosa espanhola.
De acordo com a IP, a concretização do investimento «assegura uma importante ligação transfronteiriça à A62 – Autovia de Castilla, com melhores condições de comodidade e segurança rodoviária, nomeadamente para o tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, que passam a dispor de uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa».
A fonte adianta que a obra compreendeu a execução de um troço com 3,5 quilómetros de extensão em perfil de autoestrada, a reformulação do actual nó de Vilar Formoso e a construção de um viaduto com 330 metros de extensão, sobre a ribeira de Tourões.
Foram também realizados dois ramos de acesso ao nó de Fuentes de Oñoro (Espanha) e a criação de duas rotundas e de sete restabelecimentos que assegurarão a ligação com a rede viária local, entre outros trabalhos.
A empreitada de construção do troço final da auto-estrada A25 entre Vilar Formoso (concelho de Almeida, distrito da Guarda) e a fronteira com Espanha (Fuentes de Oñoro) envolve um investimento de 13,2 milhões de euros. A cerimónia de assinatura do contrato da empreitada decorreu no dia 20 de Novembro de 2018, em Vilar Formoso, com a presença do primeiro-ministro António Costa.