Poucas candidaturas do distrito da Guarda ao PT2020 foram até agora aprovadas

Os empresários do distrito da Guarda queixam-se de que foram até agora aprovadas poucas candidaturas no âmbito do “Portugal 2020”. Segundo dados avançados por Pedro Tavares, presidente do Núcleo Empresarial da Região da Guarda (Nerga), durante o jantar-conferência subordinado ao tema “Portugal 2020 – oportunidades e constrangimentos”, do total dos 500 milhões euros de verbas aprovadas para a região Centro, apenas cerca de 9 milhões (2 por cento) dizem respeito a candidaturas apresentadas pelos empresários do distrito da Guarda.
Para o responsável do Nerga, o problema está no «programa que tem características muito próprias e que não se adapta a microempresas desta região». «Os fundos estão a ser absorvidos pelas grandes empresas», lamenta.
Diferente opinião tem o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza, presente no jantar-conferência, que defende que «estas regiões do Interior precisam de ter uma presença mais expressiva no conjunto dos apoios, mas isso é um trabalho que as empresas, as associações, as autarquias, em conjunto com os responsáveis do PT2020, têm de fazer».