Presidente da Associação de Basquetebol da Guarda considera que «o ano de 2023 vai ser de grande exigência, com enormes desafios devido à conjuntura internacional ainda muito instável»
Os sócios da Associação de Basquetebol da Guarda aprovaram, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2023. O plano contempla cinco eixos de acção estratégica, que se focam essencialmente em apoiar os clubes em actividade e em iniciação da modalidade nos escalões de formação, sobretudo no minibasquete; formar quadros técnicos qualificados para permitir a entrada de novas equipas; melhorar desempenho das selecções regionais; organização de fases finais de alta competição para alavancar a modalidade; incentivar a adopção da prática juvenil do 3×3 e atrair novos talentos para a arbitragem de forma a garantir todos os jogos com árbitros.
O presidente da Associação de Basquetebol da Guarda, Tiago Nascimento referiu que «o ano de 2023 vai ser de grande exigência, com enormes desafios devido à conjuntura internacional ainda muito instável, mas poderá ser um ano de perspectivas positivas para o futuro do basquetebol do distrito da Guarda”.
A reunião também ficou marcada pela aprovação da filiação da Associação Desportiva Estrela de Almeida, que vai relançar a modalidade no concelho de Almeida. A ABGuarda passa a possuir 11 Clubes filiados, um marco considerado histórico para o basquetebol desta região do interior.