Quem são os dez candidatos às eleições presidenciais de 24 de Janeiro

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais que se disputam a 24 de Janeiro arrancou no Domingo. A estas presidenciais concorrem dez candidatos, sendo a segunda vez na história destas eleições que duas mulheres constam do boletim de voto – Maria de Belém Roseira e Marisa Matias.
Este sufrágio é também o que terá o boletim de voto mais longo, quebrando o “recorde” de seis candidatos registado nas eleições de 2006: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva, Marisa Matias, Maria de Belém Roseira, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo de Morais serão, por esta ordem, os nomes em quem os portugueses poderão votar. Segue-se a lista dos candidatos validados e principais dados biográficos e da candidatura:

Henrique Neto
Henrique Neto, 79 anos, foi o primeiro a anunciar a sua candidatura, a 25 de Março de 2015. Militante e antigo deputado do PS, não conta com o apoio expresso de qualquer partido, tendo o secretário-geral socialista, António Costa, classificado a sua candidatura como «indiferente». Conta, entre os apoiantes, com os ex-ministros Luís Campos e Cunha, João Salgueiro e Mira Amaral, o ex-líder do CDS José Ribeiro e Castro ou o economista Medina Carreira.
Henrique Neto nasceu em Lisboa, mas cresceu na Marinha Grande.Empresário, co-fundador da empresa Iberomoldes. Participou na campanha presidencial do general Humberto Delgado, em 1958, e foi membro da comissão de honra da candidatura presidencial de Mário Soares, em 2006.
Candidata-se porque «todos os candidatos que estão nos jornais todos os dias são candidatos do sistema, foram ministros, primeiros-ministros. Tenho dúvidas de que, sendo do sistema, tenham a coragem, resistência necessária, para fazer as mudanças de que o país precisa».
Página da candidatura: www.henriquenetopresidente2016.pt

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa, 66 anos, anunciou que se candidata a Presidente da República a 9 de Outubro, o PSD e do CDS-PP recomendaram o voto no seu nome, na disputa eleitoral que decorrerá a 24 de Janeiro. Entre 1996 e 1999 liderou o PSD. Além da liderança do partido e da experiência autárquica, não só em Lisboa, como em Cascais e Celorico de Basto, foi deputado à Assembleia Constituinte, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do VIII Governo Constitucional, vice-presidente do Partido Popular Europeu entre 1997 e 1999 e é membro do Conselho de Estado há quase 10 anos.
Marcelo Rebelo de Sousa é professor catedrático, jurisconsulto, comentador político.
Candidata-se porque: «Cumprirei o meu dever moral de pagar a Portugal o que Portugal me deu».
Página da candidatura: www.juntosporportugal.pt

Cândido Ferreira
O médico Cândido Ferreira, 66 anos, apresentou a sua candidatura a 25 de Abril de 2015. O antigo presidente da Federação de Leiria do PS não conta com o apoio expresso de qualquer partido.
Cândido Ferreira filiou-se no PS em 1974, partido que viria a abandonar em 2011. Em 1976, foi mandatário-jovem do General Ramalho Eanes, candidato à presidência da República. Presidiu à Federação de Leiria do PS entre 1991 e 1995.
Candidata-se porque: «Nunca tantos portugueses sofreram tanto às mãos de tão poucos e sem que o Presidente da República alguma vez tivesse tomado alguma atitude firme em prol do nosso povo».
Página da candidatura: www.facebook.com/candidomanuel.ferreira

Marisa Matias
Marisa Matias, de 39 anos, é uma das duas mulheres que concorre às eleições presidenciais de 24 de Janeiro de 2016, sendo a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, decisão anunciada pelo partido a 18 de Outubro de 2015.
Marisa Matias desde cedo que se envolveu em causas estudantis e cívicas, tendo sido mandatária nacional do “Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim”, aquando do referendo nacional pela despenalização do aborto em 2007. Em 2009 foi eleita pela primeira vez eurodeputada do BE, cargo para o qual foi reeleita em 2014, quando foi cabeça de lista do partido nessas eleições.
Candidata-se porque: «Num Palácio de Belém que cheira a bafio vai ser preciso abrir as janelas para entrar ar fresco. É a força da democracia que as vai abrir. É a vossa força».
Página da candidatura: http://marisa2016.net/
Paulo de Morais
Para combater a corrupção, Paulo Morais, de 52 anos, foi o primeiro candidato às eleições presidenciais a oficializar a corrida eleitoral junto do Tribunal Constitucional, escolhendo simbolicamente o dia 1 de Dezembro de 2015. O professor universitário foi, entre 2002 e 2005, vice-presidente pelo PSD na Câmara do Porto, tendo nos últimos anos sido o combate contra a promiscuidade entre a política e os negócios e as denúncias sistemáticas de casos de corrupção.
Paulo Morais tem um longo percurso académico e entre 2002 e 2005 foi vice-presidente pelo PSD na Câmara do Porto conquistada então por Rui Rio aos socialistas, ficando com a tutela da habitação e da acção social e assumindo então dossiês polémicos. É desde 2011 presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal-Moçambique e entre 1996 a 1999 foi tesoureiro nacional da CNIS.
Página da candidatura: http://www.paulodemorais2016.com/

Sampaio da Nóvoa
Sampaio da Nóvoa, 61 anos, confirmou a 18 de Abril de 2015 que iria ser candidato à Presidência da República. Apresentou a candidatura a 29 de Abril, no Teatro da Trindade, em Lisboa. É apoiado pelos anteriores presidentes da República António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio e por vários socialistas. Foi tratado como «amigo de longa data do PS» pelo secretário-geral dos socialistas, António Costa, que em Agosto declarou: «Já há um candidato assumido e próximo da família socialista».
Sampaio da Nóvoa foi reitor da Universidade de Lisboa. Consultor para a educação do Presidente da República Jorge Sampaio.
Candidata-se porque; «O que faz falta, o que nos faz falta, é uma outra visão, uma outra ideia do que pode ser Portugal no século XXI. É em nome desse outro projecto, desse outro destino, que venho aqui, hoje, declarar-vos solenemente, e declarar a todo o país, que sou candidato a Presidente da República. Não venho para deixar tudo na mesma. Venho para juntar os portugueses em torno de um projecto de mudança, para restaurar a confiança na nossa democracia e no nosso futuro».
Página da candidatura: http://www.sampaiodanovoa.pt

Vitorino Silva (Tino de Rans)
Vitorino Silva, 44 anos, escolheu a Escada das Verdades, no Porto, para anunciar a sua candidatura a Presidente da República, em Outubro passado. Casado e com uma filha, Tino de Rans é o sexto de oito irmãos. É calceteiro, profissão que iniciou aos 15 anos, em Mogadouro, Bragança. Aos 22 anos, foi eleito presidente da junta de freguesia de Rans mas ficou conhecido a nível nacional por um discurso que fez no XI Congresso do Partido Socialista, em 1999, que pôs os militantes e dirigentes a rir. Participou nos “reality-shows” da TVI Quinta das Celebridades e Big Brother e no programa “Noites Marcianas”, da SIC, escreveu um livro, “De palanque em palanque”, e editou várias músicas.
Candidata-se porque quer «devolver a alegria e dignidade que tiraram ao povo português, para que as pessoas se sintam pessoas e não números» e apresenta-se como «um homem livre que não está hipotecado às máquinas».
Página da candidatura: Não disponível até à data.

Jorge Sequeira
Jorge Sequeira, de 49 anos, apresentou a sua candidatura a Presidente da República a 23 de Julho em Vila Nova de Gaia, declarando que não está «preso» a nenhum partido, tendo como lema “Portugal como nós”.
Jorge Sequeira foi provedor do Adepto pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Candidata-se porque: «São as pessoas que estão indignadas com uma classe política que não tem sido representante dos seus anseios. “Nós” não somos “eles”. Há sempre um “eles” desresponsabilizante. Em vez de termos sempre um discurso de contra os outros [referindo-se aos governantes] porque é que nós não devemos sair da cadeira? A sociedade civil, a sociedade não política, tem pessoas extremamente competentes. A meritocracia deveria ser o aspecto mais relevante a ter em conta quando se quer gerir um país».
Página da candidatura: http://www.jorgesequeirapresidente.pt/

Edgar Silva
Edgar Silva, de 53 anos, foi anunciado como candidato presidencial apoiado pelo PCP em 8 de Outubro. Dado o seu passado de padre católico na Madeira e activista contra a exploração infantil no Funchal e arredores, tem diversos apoios ligados à Igreja como a ex-provedora da Casa Pia Catalina Pestana, entre outros.
Edgar Freitas Gomes Silva licenciou-se em teologia pela Universidade Católica e exerceu o sacerdócio na Madeira, destacando-se em iniciativas sociais como o Movimento de Apoio à Criança ou a Escola Aberta. Deu aulas na Universidade Católica do Funchal e foi deputado da Assembleia Regional da Madeira. Tornou-se membro do PCP em 1998 e integrou o Comité Central comunista em 2000.
Candidata-se porque: «É preciso afirmar Abril, através de um Presidente da República capaz de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa».
Página da candidatura: edgarsilva2016.pt

Maria de Belém Roseira
Maria de Belém Roseira, 66 anos, anunciou a sua candidatura a 17 de Agosto e é uma das duas mulheres que vai disputar as eleições presidenciais. Ex-presidente do PS e antiga ministra de governos socialistas, não tem o apoio expresso do partido que deu liberdade de voto aos militantes. Maria de Belém Roseira conta, contudo, entre os seus apoiantes com várias figuras ligadas ao PS, como o presidente honorário Almeida Santos, Jorge Coelho e Alberto Martins. Manuel Alegre, Vera Jardim, Marçal Grilo, Vítor Melícias, Simonetta Luz Afonso e Júlio Machado Vaz são outros dos seus apoiantes.
Maria de Belém Roseira é jurista, tendo já exercidos os cargos de vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1988 a 1992), administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia (1992 a 1995), presidente do Partido Socialista até 28 de Novembro (2011 a 2014).
Candidata-se porque: «Portugal precisa de um Presidente que saiba ser independente, saiba interpretar a vontade do povo e dar voz às pessoas mais frágeis da nossa sociedade».
Página da candidatura: http://belem2016.pt

Comentar

. logged in para comentar.

Artigos relacionados

SiteLock

Voltar para o topo

O website do Terras da Beira utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close