Reabertura da linha férrea entre Guarda Covilhã só no início do próximo ano


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Se as previsões do Governo estivessem certas, o troço ferroviário Guarda-Covilhã estaria concluído em Setembro de 2019, mas falharam redondamente. Agora é apontada a data de Janeiro para a reabertura da linha. A previsão é do director de empreendimentos da Infraestruturas de Portugal (IP), José Clemente, que, em declarações aos jornalistas, na semana passada, na Guarda, informou que as obras e a certificação daquele troço deverão ficar concluídas antes do final deste ano. «A partir daí, o Instituto de Mobilidade e Transportes é que dá autorização para circulação, o que deverá acontecer no último trimestre deste ano», referiu, adiantando que «em Janeiro estará garantidamente em operação comercial».
Num investimento de 52 milhões de euros, a empreitada de modernização da linha da Beira Baixa compreende a renovação integral de 36 quilómetros de via e a electrificação total do troço. A obra também integra, entre outros trabalhos, a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, a drenagem e estabilização de taludes e a automatização e supressão de passagens de nível.
Quanto ao terminal de mercadorias, só deverá avançar um novo concurso para a concessão e exploração depois de 2023, após a conclusão das obras de remodelação da Linha da Beira Alta, uma vez que esse espaço servirá como estaleiro.
Recorde-se que no primeiro concurso para a exploração do terminal, aberto a 3 de Maio de 2017, a única proposta que tinha sido apresentada, submetida pela K-Log e Transfesa, foi considerada inválida. Instado, em Janeiro do ano passado, a comentar esta situação, o então ministro do Planeamento, Pedro Marques, garantiu que, apesar do primeiro concurso para a exploração do terminal ferroviário da Guarda ter falhado, o Governo iria «continuar a insistir» na criação daquela plataforma.
O objectivo da IP é adjudicar a «exploração de bens do domínio público ferroviário, com a área de 22.170 metros quadrados situados no Terminal Ferroviário da Guarda, para a realização de cargas, descargas e armazenamento de mercadorias transportadas por caminho-de-ferro».
O Terminal Ferroviário da Guarda localiza-se a 30 minutos da fronteira de Vilar Formoso, exactamente na confluência de várias linhas, com a denominada Concordância das Beiras, que permite fechar a malha constituída pela Linha do Norte, a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa. Mais detalhes na edição da próxima semana.
Qual será o motivo de atraso após atraso neste troço de linha ferroviária?.Ou alguem se anda a abotoar,ou então como se diz cá no Minho;”Parecem as obras de S. Torcato!!!