Relatórios e contas de 2016 e 2017 da ACG deverão ser submetidos à aprovação em meados de Dezembro

A Associação Comercial da Guarda (ACG) deverá ter, no final desta semana, os indispensáveis relatórios e contas de 2016 e 2017, para depois serem aprovados em assembleia geral. Em declarações ao TB, o presidente da ACG, Miguel Alves, assegurou que a direcção da Associação transferiu para o gabinete de contabilidade (RJS – Serviços Empresariais, Lda) dois mil euros, que foi a verba acordada para a realização dos relatórios». Os documentos, adiantou o dirigente, «vão ser entregues até ao final desta semana, depois disso será solicitado ao presidente da Mesa da Assembleia a convocação de uma reunião da Assembleia Geral, que deverá ocorrer em meados de Dezembro». Quanto à continuidade ou não da direcção, Miguel Alves afirmou que será tomada uma decisão depois da assembleia geral.
Recorde-se que no decorrer da última assembleia extraordinária, a que só compareceram cerca de 30 dos 1.100 associados, Miguel Alves revelou que, no final de 2017, as dívidas da ACG rondavam os 487.899 euros, dos quais 186.775 euros por empréstimos de fornecedores, 15.582 euros às finanças e 48.865 euros à Segurança Social. De salientar ainda a dívida de quase 75 mil euros aos funcionários e prestadores de serviços.
Nessa reunião, a maioria dos associados da ACG rejeitou a venda da sede da associação (avaliada em 721 mil euros), como propunha a direcção, para fazer face aos graves constrangimentos financeiros. Apenas quatro dos 24 sócios presentes na assembleia extraordinária votaram a favor da venda do imóvel, enquanto cinco optaram pela abstenção e 15 rejeitaram a proposta.