Requalificação da Torre dos Ferreiros da Guarda


Tornar a Torre dos Ferreiros da Guarda visitável por todos é um dos objectivos do projecto de requalificação do monumento apresentado Segunda-feira à tarde numa das salas do Museu Municipal. De acordo com o projecto, já aprovado pela Direcção-Geral do Património e pela Direcção Regional de Cultura do Centro, haverá duas rampas de acesso ao elevador panorâmico que será colocado junto à Torre. A intervenção contempla ainda a construção de um elevador no exterior do monumento e também a requalificação do acesso interior por escadaria.A obra deverá ficar orçada em cerca de 600 mil euros, que terá a comparticipação de 85 por cento, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, ficando o restante a cargo do município da Guarda.
A requalificação poderá ficar concluída «dentro de dois anos». Nesta altura está em fase final a elaboração do caderno de encargos, depois será aberto concurso para a concretização da obra, informou o presidente da autarquia, Álvaro Amaro.
Questionado sobre se as subidas ao monumento vão ser pagas, o autarca, Álvaro Amaro, disse que «é uma boa questão», mas «mais tarde se verá».
O autor do projecto, o arquitecto João Madaleno, disse que a requalificação da Torre dos Ferreiros conheceu muitas vicissitudes e foi necessário dar passos «longos e árduos». Explicou que a intervenção contempla a construção de um elevador exterior (no interior de uma estrutura metálica com vidro), rampas de acesso ao elevador, a requalificação do acesso interior por escada (para ser utilizada «de forma segura e controlada») e a retirada de sirenes e de estações meteorológicas do topo da torre. No cimo do monumento serão colocados elementos metálicos que, segundo o arquitecto, poderão ser informativos sobre a paisagem e os locais visionados.