Rita Morgado sagra-se vice-campeã mundial universitária por equipas

A karateca da Guarda Rita Morgado, da Academia Egitaniense de Karate Shotokan, sagrou-se vice-campeã mundial universitária no 10º Campeonato Mundial Universitário de Karate, que decorreu entre os dias 10 e 14 do corrente no Complexo Desportivo da Universidade do Minho.
A prova, com organização da Federação Internacional do Desporto Universitário e da Federação do Desporto Universitário, em parceria com a Universidade do Minho e a Associação Académica do Universidade do Minho, em colaboração com a FNK-P e WKF, mobilizou cerca de 400 atletas e 41 países.
Para a história ficou a obtenção de 1 medalha de 2° lugar em Kata contra uma equipa espanhola, que tradicionalmente são muito fortes e disputam habitualmente medalhas. «A equipa sai vitoriosa com este segundo lugar (que perdeu pela diferença mínima de 1 bandeira), pois nunca treinou junta, tendo só muito recentemente iniciado este tipo de treino específico», refere a Academia em comunicado.
Portugal disputou ainda três medalhas de bronze (5° lugar) e um 7° lugar em equipa kumite masculino.
Rita Morgado foi um desses 5º lugares na prova de Kata individual, perdendo a medalha de bronze para a atleta francesa pela diferença mínima de uma bandeira (3-2).
A karateca encerra a época desportiva onde ganhou o Campeonato Nacional sub21, o Campeonato Nacional sénior e o Campeonato Nacional Universitário. Foi ainda 3ª no Campeonato Europeu sub21 no Chipre, participou no Campeonato Europeu Sénior em França e no Campeonato Europeu Universitário em Zagreb. Fechou a época com este 5º lugar na prova de Kata Individual e 2º Kata equipa, nesta que foi a sua primeira participação num Campeonato Mundial Universitário.