Rita Redshoes apresenta Her na Guarda


O Teatro Municipal da Guarda recebe este Sábado mais um dos destaques da sua programação para os próximos meses: Rita Redshoes. A cantora sobe ao palco do Grande Auditório às 21h30 de Sábado para apresentar Her, o seu mais recente trabalho. A acompanhá-la vão estar Nuno Lucas no baixo, Rui Freire na bateria, Maria da Rocha e Denys Stetsenko no violino, Bruno Silva na viola e Valter Freitas no violoncelo.
Editado em Novembro do ano passado, Her contou com a produção de Victor Van Vugt, produtor do seminal disco de Nick Cave, Murder Ballads, e do disco de Beth Orton Trailer Park, vencedor do prestigiado Mercury Prize. O produtor australiano já trabalhou também com artistas tão diversos como, entre outros, P.J.Harvey, Depeche Mode, The Fall, Billy Bragg ou Einsturzende Neubauten.
Para além de ser o álbum em que a artista mais instrumentos tocou, nomeadamente piano, omnichord, teclados e guitarra acústica, é também o trabalho em que escreve e interpreta, pela primeira vez a solo, três temas em português, um dos quais em co-autoria com Pedro da Silva Martins.
Um deles é Mulher, canção que «nasceu de uma inquietação que foi crescendo à medida que também eu me fui tornando mulher. Senti-me e sinto-me inúmeras vezes, a medir espaços. Senti e sinto muitas vezes que os meus movimentos e voz são ignorados ou arrumados em caixas de preconceitos, por homens, mulheres e por mim mesma. Somos necessariamente diferentes e é isso que torna a vida rica, misteriosa e divertida. É uma canção em desabafo envolta num misto de orgulho e força», explicou Rita Redshoes aquando da edição do single.
Rita Pereira, que adoptou Rita Redshoes como nome artístico quando se lançou numa carreira a solo, iniciou o seu percurso como baterista num grupo de teatro de escola, passou por inúmeros projectos musicais (Atomic Bees, Photographs, Rebel Red Dog, David Fonseca, The Legendary Tigerman, Noiserv) como autora e intérprete, onde tocou muitos instrumentos e gravou vários discos.
Tem também colaborado em inúmeras bandas sonoras premiadas para teatro e cinema, tendo, inclusivamente, discos editados nesta área.
Recentemente tocou no lendário Joe’s Pub, em Nova Iorque, e apresentou no MoMA, também naquela cidade, e posteriormente em Berlim, a banda sonora original do documentário “Portugueses no Soho”, de Ana Ventura Miranda.
Em 2016, depois de Golden Era (2008), Lights & Darks (2010) e de Life is a Second of Love (2014), Rita Redshoes rumou em Junho a Berlim, onde gravou o seu quarto álbum de estúdio.