Rosa Mota apadrinha Meeting da Guarda

A ex-atleta Rosa Mota vai apadrinhar a edição deste ano do Meeting Interna-cional da Guarda. A ex-atleta olímpica aceitou o convite endereçado pela Associação de Atletismo da Guarda e vai ser, segundo a organização, uma das atracções da prova.
O presidente da AAG garante ainda a presença de alguns atletas do Benfica e do Sporting, entre os quais a guardense Andreia Crespo que representa a equipa de Alvalade, mas lamenta ausência de alguns atletas que estão a representar a Selecção em Amesterdão, no Campeonato da Europa.
A ex-atleta Rosa Mota vai apadrinhar a 17ª edição do Meeting Internacional de Atletismo e Meeting Jovem da Guarda, que se realiza amanhã a partir das 19 horas.
O convite à ex-atleta partiu da Associação de Atletismo da Guarda (AAG) e foi, desde logo, aceite pela campeã olímpica e mundial da maratona, na segunda metade da década de 80.
O presidente da AAG, Germano Cardoso explicou ao TB que «houve a possibilidade de convidar a Rosa Mota, que dispensa qualquer tipo de apresentação, e vai estar na Guarda a apadrinhar o Meeting».
Quanto ao número de atletas presentes, Germano Cardoso aponta para os 150, mas lamenta que alguns dos melhores não possam estar presentes, uma vez que a Selecção Portuguesa está a participar no Campeonato da Europa em Amesterdão. «O Meeting foi feito sempre nesta data e, este ano por coincidência, está a decorrer o Campeonato da Europa onde estão 33 atletas portugueses. De qualquer forma vão estar na Guarda os atletas que ainda não têm os mínimos para os Jogos Olímpicos e alguns estrangeiros. Neste ano participa um filipino e vários espanhóis», disse.
Garantida está a participação, no Meeting Jovem, dos clubes do distrito da Guarda e de distritos vizinhos e, no Meeting Internacional também já estão inscritos o Benfica e o Sporting que participam com alguns atletas, entre os quais, Andreia Crespo, atleta da Guarda que representa os verde e brancos.
Germano Cardoso recusa dizer que «as expectativas são altas», mas sempre refere que «em princípio vão ser melhorados 2 ou 3 recordes do Meeting, o que significa que os atletas presentes têm um valor acima da média».
No Meeting Jovem participam atletas dos escalões de infantis e iniciados e para o 17º Meeting Internacional há provas para masculinos de 200, 400, 800 metros, 400 metros barreiras, salto em comprimento, salto à vara, lançamento do peso e do disco. Nos femininos as provas são de 200, 400, 800 metros, 400 metros barreiras, salto em altura, salto em comprimento e lançamento do disco.
Após as provas e recepção de prémios, a organização oferece, como habitualmente, um jantar convívio a todos os atletas.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmail.com