Seia é o concelho do distrito da Guarda com mais candidaturas ao concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”
Seia é o concelho do distrito da Guarda com mais candidaturas no concurso das “7 Maravilhas de Portugal”, seguindo-se Gouveia e Guarda com quatro cada, Figueira de Castelo Rodrigo com três, Trancoso com duas e Vila Nova de Foz Côa com uma. No total o distrito da Guarda, estão apuradas nesta segunda fase 25 candidaturas, que foram avaliadas pelo Conselho Científico. Entre essas estão o Cobertor de papa, candidatado pela Associação O Genuíno Cobertor de Papa, de Maçainhas, e a Cestaria Fina de Gonçalo, pela Junta de Freguesia local.
Segue-se agora a terceira fase do concurso que consiste na avaliação pelo Painel de Especialistas, cujos resultados deverão ser conhecidos a 7 de Junho, com atraso de 1 mês, em virtude dos constrangimentos causados por Covid-19, justifica a organização.
Nessa fase, explica na nota, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia.
O concurso “7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular” pretende promover o vasto e diversificado património cultural e imaterial nacional em sete categorias: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias e artefactos.