Selecção da Associação de Futebol da Guarda ficou no último lugar

A Selecção da Associação de Futebol da Guarda ficou em 4º lugar na fase final nacional do Torneio UEFA Regiões, que decorreu este fim-de-semana no Campo do Zâmbito e no Estádio Municipal da Guarda.
No primeiro encontro, a equipa do distrito perdeu, já nos descontos, 3-2, frente à AF Leiria e, no Sábado à tarde, empatou 2-2 com a AF Braga. No derradeiro jogo, frente à AF Lisboa registou-se um empate sem golos.
O primeiro desafio acabou por marcar a trajectória dos guardenses nesta competição, até porque a dez minutos do fim venciam por 2-1, tendo permitido o empate e o terceiro golo dos leirienses nos minutos finais. No encontro com a AF Braga, os nortenhos marcaram primeiro mas a igualdade ainda foi restabelecida antes do intervalo. No confronto com Lisboa, praticamente para cumprir calendário, não se registaram grandes ocasiões de golo para qualquer uma das equipas.
Os lisboetas acabaram por ganhar o Torneio (com 7 pontos conquistados) e vão representar Portugal na final europeia que vai decorrer em Setembro, na Polónia. A AF Lisboa derrotou a AF Braga por 1-0 e a AF Leiria por 2-0. No segundo lugar ficaram os bracarenses com 4 pontos (vitória com Leiria e empate com a Guarda), seguindo-se os leirienses que apenas venceram o jogo frente à AF Guarda que por sua vez, conquistou apenas dois pontos resultantes de dois empates.
No rescaldo dos 3 jogos realizados, o coordenador técnico, Artur Lobão referiu que esperava mais da selecção mas destacou o empenho dos jogadores. «Entramos sempre para ganhar e mostrámos que poderíamos ter feito mais pontos», disse.
Na opinião do coordenador técnico, o primeiro jogo com a AF Leiria acabou por marcar o grupo de trabalho, até pelo facto da derrota ter aparecido já no final do encontro. Artur Lobão considera que «o resultado acabou por determinar a classificação», acrescentando que «os jogadores souberam reagir bem».
Apesar do último lugar na fase final nacional, o coordenador técnico é da opinião de que «continua a haver qualidade nos clubes do distrito, o que demonstra que já se trabalha bem na maioria das equipas».
Já o presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço reconheceu que «o resultado ficou aquém das expectativas», justificando que o primeiro jogo com a AF Leiria acabou por ser determinante. «Apenas perdemos um jogo e não fomos inferiores a nenhuma das equipas e os clubes do distrito também estão de parabéns porque tivemos uma participação condigna», afirmou.