Selecção feminina da AFG qualifica-se para a fase final do Torneio Interassociações

A Selecção de Futebol de 7 feminina da Associação de Futebol da Guarda, no escalão de Sub-16, ficou em primeiro lugar do Grupo 3 do Torneio Interassociações, que decorreu no passado fim-de-semana, em Almeida e Vilar Formoso. As guardenses derrotaram as congéneres de Castelo Branco e Portalegre e vão jogar a fase final, em Março, no Porto, com as selecções de Braga, Porto, Coimbra, Setúbal, Évora ou Algarve, Viseu e Madeira.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
Selecção de Sub16 de Futebol de 7 da Associação de Futebol da Guarda (AFG) é uma das 8 finalistas do Torneio Interassociações, que vai ter a fase final entre os dias 17 e 19 de Março, no Porto.
Na fase de grupos, que se realizou nos estádios de Almeida e Vilar Formoso, as guardenses venceram o Grupo 3, derrotando as congéneres de Castelo Branco (3-0) e Portalegre (4-0). No restante encontro, as albicastrenses venceram as alentejanas por 1-0.
Na fase final já se sabe que no primeiro jogo a AFG vai defrontar a Associação de Futebol de Évora, que venceu o grupo 6 ou a Associação de Futebol do Algarve, que ficou em 2º lugar do mesmo grupo.
Nos restantes agrupamentos, as selecções apuradas são Braga, Coimbra, Porto, Setúbal e Viseu. A equipa da Associação de Futebol da Madeira não participou na fase de grupos mas tem entrada directa na fase final. Todos os jogos vão ter a duração de 50 minutos.
De acordo com o site da Federação Portuguesa de Futebol, os vencedores de cada grupo, o melhor segundo classificado e a equipa da Madeira irão disputar os oito primeiros lugares. Os cinco melhores segundos de cada grupo e os três melhores terceiros vão disputar os lugares entre o 9.º e o 16.º (Algarve ou Évora, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre e Viana do Castelo) e os três piores terceiros (Beja, Santarém e Vila Real) vão discutir as posições compreendidas entre a 17.ª e a 19.ª.
Para o coordenador técnico da AFG, Artur Lobão, «a passagem à fase seguinte é um prémio pelo esforço das atletas, até porque nos treinos nem todas puderam estar a cem por cento». A passagem à fase final deste torneio ganha ainda maior relevo porque não existe um campeonato distrital no escalão de Sub-16. O coordenador distrital explica que «algumas atletas já participam no escalão de seniores no Campeonato de Promoção Feminino e outras em equipas mistas nos campeonatos distritais de iniciados e juvenis».
Agora o objectivo é ficar nos primeiros quatro lugares mas para que tal aconteça a AFG tem que vencer a selecção de Évora ou Algarve e o jogo seguinte. Artur Lobão refere que «ainda faltam algumas semanas de preparação. A expectativa é vencer os dois primeiros encontros para seguir em frente. No ano passado esta Selecção já esteve entre os 8 finalistas e, este ano, o objectivo é chegar mais longe». «Para já, no primeiro jogo, é o objectivo que temos. Vamos tentar ganhar também o segundo. As atletas têm evoluído muito o que também é um sinal de que no distrito da Guarda há mais equipas, há valores e que os clubes também se têm esforçado e apostado no futebol feminino», reforça.
Nesta fase de grupos as atletas que fizeram parte da convocatória foram: Mariana Almeida, Jéssica Bernardo e Catarina Marques (Fundação D. Laura dos Santos); Mariana Andrade e Joana Saraiva (GD Trancoso); Bárbara Figueiredo, Joana Figueiredo, Sara Figueiredo e Beatriz Furtado (Seia FC); Flávia Marques e Francisca Lopes (Escola de Desporto Carlos Franco); Luana Rodrigues e Ana Sofia Melo (Penaverdense).