Selecção de Futebol de 7 procura ficar entre os 4 primeiros classificados


A Selecção feminina da Associação de Futebol da Guarda de Futebol de 7 discute, este fim-de-semana, a fase final do Torneio Inter-associações daquela competição. Depois de terem vencido o Grupo 3, deixando para trás as congéneres de Castelo Branco e Porta-legre, as guardenses entram agora no grupo das oito melhores selecções da modalidade. O primeiro jogo é com a Selecção de Évora. Agora o objectivo é ficar nos primeiros quatro lugares mas para que tal aconteça as guardenses têm que vencer as alentejanas e o jogo seguinte.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt
A Selecção de sub-16 de Futebol de 7 da Associação de Futebol da Guarda discute, este fim-de-semana, o primeiro lugar do Torneio Inter-associações, que vai decorrer no Porto. O primeiro jogo será com a congénere de Évora e para ficarem entre as quatro primeiras classificadas as guardenses têm que derrotar as alentejanas e o jogo seguinte.
As restantes selecções que vão discutir a vitória no Torneio são Braga, Coimbra, Madeira, Porto, Setúbal e Viseu. Todos os jogos vão ter a duração de 50 minutos.
Estas selecções ficaram em primeiro lugar nos respectivos grupos onde estavam inseridas na fase inicial da prova, tal como a Guarda que deixou para trás Portalegre e Castelo Branco.
Já os cinco melhores segundos de cada grupo e os três melhores terceiros vão disputar os lugares entre o 9.º e o 16.º (Algarve, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre e Viana do Castelo) e os três piores terceiros (Beja, Santarém e Vila Real) vão discutir as posições compreendidas entre a 17.ª e a 19.ª.
Para o coordenador técnico da AFG, Artur Lobão, «a passagem a esta fase foi um prémio pelo esforço das atletas». Alcançar a fase final deste torneio ganha ainda maior relevo porque não existe um campeonato distrital no escalão de Sub-16. O coordenador distrital explica que «algumas atletas já participam no escalão de seniores no Campeonato de Promoção Feminino e outras em equipas mistas nos campeonatos distritais de iniciados e juvenis».
Agora o objectivo é ficar nos primeiros quatro lugares mas para que tal aconteça a AFG tem que vencer a selecção de Évora e o jogo seguinte. Artur Lobão refere que «a expectativa é vencer os dois primeiros encontros para seguir em frente. No ano passado esta selecção já esteve entre os 8 finalistas e, este ano, o objectivo é chegar mais longe». «Para já, no primeiro jogo, é o objectivo que temos. Vamos tentar ganhar também o segundo. As atletas têm evoluído muito o que também é um sinal de que no distrito da Guarda há mais equipas, há valores e que os clubes também se têm esforçado e apostado no futebol feminino», reforça.
De acordo com as últimas convocatórias para treinos a lista de convocadas não deverá andar muito distante da seguinte: Mariana Almeida, Sara Ferreira, Jéssica Bernardo, Matilde Matos e Catarina Marques (Fundação D. Laura dos Santos); Mariana Andrade, Mariana Pena, Joana Frade e Joana Saraiva (GD Trancoso); Bárbara Figueiredo, Joana Figueiredo, Sara Figueiredo e Mariana Nogueira (Seia FC); Flávia Marques, Inês Branquinho e Francisca Lopes (Escola de Desporto Carlos Franco); Luana Rodrigues e Ana Sofia Melo (Penaverdense) e Vanessa Marques e Alice Gonçalves (Guarda 2000).