Semanário “Expresso” noticia que Amaro é dado como certo na lista do PSD às europeias

O semanário “Expresso” avança hoje que Paulo Rangel e Álvaro Amaro (presidente da Câmara da Guarda) são dados como certos na lista social-democrata às eleições europeias, que será anunciada nas próximas semanas. O TB tentou ouvir uma reacção do autarca da Guarda mas até agora ainda não possível. A notícia daquele semanário, assinada por Filipe Santos Costa, refere que, “para além de [Paulo] Rangel, outros dois nomes são os como certos em lugar elegível – Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda e dos Autarcas Social-Democratas, e José Manuel Fernandes, que já é eurodeputado e preside à distrital de Braga do PSD”.
O “Expresso” recorda que “tanto Rangel como Amaro e Fernandes foram apoios importantes de [Rui] Rio, e bastante activos, na recente crise interna”. Como adianta o semanário, só os seis primeiros nomes da lista são considerados elegíveis (mesmo nos piores prognósticos, como a sondagem desta semana da Aximage, para o Correio da Manhã, que deu ao PSD 19,8%, os seis lugares parecem garantidos)”.
“A informação de que Rangel voltará a ser o cabeça de lista do PSD (lugar que ocupou em 2009 e 2014) circula no partido há algumas semanas, e foi avançada por Luís Marques Mendes no domingo, no seu comentário televisivo na SIC”, refere ainda o “Expresso”. A lista deverá ser conhecida antes do dia 16 de Fevereiro, data em que os socialistas terão a sua convenção europeia e que o social-democratas a convenção do Conselho Estratégico Nacional.
Na entrevista que Álvaro Amaro deu ao TB em Novembro último, quando questionado se aceitava integrar as listas do PSD às legislativas e europeias caso o líder do PSD lhe fizesse esse desafio, o autarca limitou-se a responder que iria «estar sempre ao lado» de Rui Rio.