Socialistas escolhem delegados ao congresso distrital da Guarda


Os socialistas do distrito da Guarda vão amanhã escolher os delegados ao congresso distrital, agendado para o próximo dia 26, num hotel da cidade. Embora o acórdão da Comissão Nacional de Jurisdição apenas se refira à repetição do acto eleitoral em seis concelhias, tanto o actual líder da Federação, António Saraiva, como Eduardo Brito (o candidato que desistiu da corrida eleitoral) chegaram a acordo para irem a votos todas as listas que existiam no dia 4 de Março deste ano (umas afectas ao actual líder e outras a Eduardo Brito, ex-autarca de Seia), altura em que ocorreu a escolha dos delegados e do sucessor de José Albano na liderança da Federação Distrital.
No total deverão ser 27 listas, isto caso a que surgiu em Manteigas, que era afecta ao ex-autarca de Seia, tenha sido reformulada para poder respeitar a quota feminina no que se refere aos elementos efectivos. Em Seia, só haverá a lista afecta a Eduardo Brito, uma vez que não houve nenhuma outra. Este processo eleitoral terá ficado definido na tarde de Terça-feira (pouco tempo depois do fecho desta edição).
De recordar que esta situação surgiu após Eduardo Brito, ex-autarca de Seia, ter desistido da candidatura por entender «não estarem reunidas as condições democráticas necessárias à realização do acto eleitoral» e ter avançado com o pedido de impugnação das eleições, permitindo com que António Saraiva fosse eleito sem ter de defrontar qualquer adversário.