Telescola avança na RTP Memória para alunos até ao 9º ano


A RTP Memória vai transmitir aulas para alunos até ao 9º ano, no terceiro período, depois de as aulas presenciais terem sido suspensas face à pandemia de Covid-19. Trata-se de uma parceria da RTP com o Governo, que ficou acordada na Sexta-feira à noite entre o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Conselho de Administração da estação pública, avançou hoje o canal.
De acordo com a RTP, os pormenores do projecto estão ainda a ser ultimados mas está em condições de avançar no arranque do terceiro período, logo depois das férias da Páscoa.
O jornal PÚBLICO refere hoje que o Governo tem vindo a trabalhar com o canal público com o objectivo de que a iniciativa arranque logo na primeira semana de aulas, com início previsto a 13 de Abril.«Os conteúdos disponibilizados na televisão vão ser apresentados pelo Ministério da Educação como complementares ao acompanhamento que se pretende que os professores continuem a fazer à distância, como nas duas últimas semanas do 2º período», adianta aquele diário nacional. Para as famílias com vários filhos, o Ministério da Educação e a RTP estão também «a estudar soluções para que não haja sobreposições de programação», noticia ainda o PÚBLICO, acrescentando que «de fora ficam os alunos do ensino secundário».
O jornal refere ainda que o Governo vai também afastar-se do nome Telescola, «até porque o conceito que agora é proposto será completamente diferente do que existiu nos anos 1960 e 70». «A Telescola criada em 1965 estava concentrada em apenas dois anos, equivalentes aos actuais 5.º e 6.º anos. As aulas eram seguidas pela televisão por crianças que não podiam ir a escolas regulares, sobretudo em regiões do Interior. Os conteúdos televisionados eram depois complementados em contexto de sala de aula por professores – habitualmente dois, um para a área de letras e outro para as ciências», recorda o PÚBLICO.