Três duplas da Guarda sagram-se campeãs nacionais de Gira Volei


Três duplas da Guarda (duas da Escola Carolina Beatriz Ângelo e uma da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca) sagraram-se campeãs nacionais de Gira Volei. As finais decorreram no passado fim-de-semana, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.
Rafael Lemos e Daniel Guilhoto (Centro Gira Volei da Sequeira/CBA) venceram no escalão 8-10 anos; Mariana Martins e Carolina Monteiro (Centro Gira Volei do Outeiro de S. Miguel) ganharam no escalão 13-15 anos e Nuno Lemos e Vasco Lucas (Centro Gira Volei da Sequeira/CBA) sagraram-se campeões nos Sub-23 anos.
Nesta competição, realizada debaixo de altas temperaturas, estiveram presentes as melhores duplas de todo o país, apuradas nos diversos Encontros Regionais, num total de 650 atletas, desde os 8-10 anos até ao escalão de mais de 23 anos. A comitiva da Guarda foi constituída por 34 atletas.
Destaque ainda para mais duas duplas vice campeãs nacionais no escalão 13-15 anos, nível 1, masculino e feminino do Centro Gira Volei do Outeiro de S. Miguel; duas duplas classificadas em 4º lugar, no escalão 13-15 anos, masculinos e 19-23 anos masculinos do Centro Gira Volei da Sequeira/CBA e um 5º lugar, no escalão 16-18 anos masculinos, do Centro Gira Volei da Sequeira/CBA.
Para além destes resultados, e pertencentes à Associação de Voleibol da Guarda, também foram obtidas as seguintes classificações: uma dupla vice-campeã nacional, no escalão 13-15 anos femininos, nível 2, do Centro Gira Volei da Escola Guilherme Correia de Carvalho, de Seia; duas duplas terceiras classificadas, uma no escalão de 11-12 anos femininos, do Centro Gira Volei da Escola Básica de Vila Franca das Naves e outra no escalão de 18-23 anos femininos, do Centro Gira Volei do Município de Vila Velha de Ródão; duas duplas quartas classificadas, nos escalões de 13-15 anos, nível 2, masculinos e femininos, do Centro Gira Volei da Escola Guilherme Correia de Carvalho, de Seia e o 5º lugar no escalão de mais de 23 anos masculinos, do Centro Gira Volei da Escola Básica de Vila Franca das Naves.
Para o treinador do Centro de Gira Volei da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, Rogério Quelhas, os bons resultados espelham o bom trabalho desenvolvido no estabelecimento de ensino da Guarda. Na final do escalão 13-15 anos defrontaram-se duas equipas da escola do Outeiro e o técnico referiu que «qualquer uma poderia ter ganho até porque a diferença no resultado foi apenas de um ponto». O treinador acrescentou que «este foi mais um êxito obtido pelas atletas» e que «o Gira Volei é para continuar. Foi a 15ª participação da Escola nos nacionais e este foi o 4º título nacional alcançado», relembrando que «no ano passado também houve uma dupla campeã mas em masculinos». «É uma mais valia para os atletas da escola e para a cidade da Guarda que tem atletas no pódio nacional», frisou.
A base de recrutamento do Centro é no Desporto Escolar e no projecto estão cerca de 40 alunos com 18 nos juvenis masculinos e 20 femininos. Na fase escola, Rogério Quelhas disse que estão cerca de 60 alunos, sublinhado também que a formação de iniciados femininos ficaram em 3º lugar na Zona Centro do Desporto Escolar.
Na Escola Carolina Beatriz Ângelo, o título nacional foi alcançado por duas duplas, uma no escalão de 8-10 anos e a outra em mais de 23.
O treinador Nuno Lemos, que também se sagrou campeão nacional, explicou que esta é já a 15ª participação da escola nas fases nacionais com a curiosidade de depois destes títulos, o Centro de Gira Volei da Sequeira/Carolina Beatriz Ângelo é o 1º centro que conseguiu títulos nacionais em todos os escalões».
A aposta no Gira Volei foi iniciada na escola quase desde a abertura do estabelecimento de ensino o que faz com que o Centro seja um dos mais antigos do país. «Os alunos aderem cada vez mais e não havendo quadros competitivos, o Gira Volei permite a competição com alunos de outras zonas do país», destacou. Nuno Lemos adiantou ainda que «ao longo do ano participam no Gira Volei cerca de uma centena de alunos».