Turismo Centro assegura estatuto de “Destino Preferido” dos operadores europeus em 2017

O Turismo do Centro assegurou Quinta-feira o estatuto de “Destino Preferido” da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, entidade que representa mais de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos.
As duas entidades assinaram na passada semana na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra um protocolo que assegura que a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal irá, em 2017, figurar em todo o material e documentação da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus (ECTAA) que é enviada aos associados, bem como nas apresentações, estudos e relatórios produzidos por esta confederação europeia.
A Turismo Centro terá ainda presença assegurada nas suas reuniões bianuais, acesso privilegiado às instituições europeias e a todas as associações de agentes de viagens e operadores turísticos da Europa. Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo), a ECTAA integra as associações nacionais de agentes de viagens e operadores turísticos de 27 Estados-membro da União Europeia, dois Estados-Candidatos e ainda da Suíça e Noruega, que no seu conjunto representam mais de 80.000 agências de viagens e operadores turísticos.
O acordo prevê ainda a realização da reunião semi-anual da ECTAA, em Coimbra, em Maio de 2017, com a presença dos 31 mercados representados nesta entidade europeia. Por outro lado, a Turismo Centro compromete-se a contribuir com 60 mil euros.
Para além da presença do logo da entidade regional nas comunicações da ECTAA, a distinção vai garantir que a Turismo Centro tenha «um escritório aberto em Bruxelas durante todo o ano» (local onde a confederação tem a sua sede), bem como uma maior facilidade de «contacto com os 31 mercados» representados, sublinhou Pedro Costa Ferreira. «Acredito que será um excelente ano» para a região Centro, sublinhou a presidente da confederação, Merike Hallik, realçando a «diversidade» existente neste território.
O protocolo de colaboração foi assinado por Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, pela presidente da ECTAA, Merike Hallik, pelo secretário-geral da ECTAA, Michel de Blust, e apadrinhado pelo presidente da APAVT e vice-presidente da ECTAA, Pedro Costa Ferreira.
Com uma área que engloba cem municípios, o que a torna a maior e mais diversificada área turística nacional, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal tem vindo a consolidar desde 2013 «um projecto sólido e ambicioso» através de um plano de marketing que assume como prioridade o posicionamento “Centro de Portugal”.
«A atribuição da menção “Destino Preferido do Ano da ECTAA” é um momento importante, em consonância com toda uma estratégia de internacionalização e consolidação da marca “Centro de Portugal”, o qual irá reforçar a atractividade deste destino junto do mercado interno e aumentar a sua participação no mercado internacional», reforça a Centro de Portugal.
O presidente da Turismo Centro de Portugal considera que a obtenção do estatuto de “Destino Preferido” por parte da ECTAA pode ser um virar de página. «Podemos estar a virar uma página na afirmação e posicionamento da região», sublinhou o presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, numa conferência, em Coimbra, em que foi anunciado que esta região do país foi escolhida como “Destino Preferido” da ECTAA para 2017.
«É um momento de visibilidade», que poderá contribuir para o aumento de turistas na região Centro, sublinhou o presidente da APAVT e vice-presidente da ECTAA, Pedro Costa Ferreira, considerando que a distinção tem «um efeito multiplicador ao longo dos próximos anos».