UD Pinhelenses extingue futebol sénior
A União Desportiva “Os Pinhelenses” não vai ter futebol sénior na próxima temporada. A equipa inscreveu-se na Associação de Futebol da Guarda, entrou nos sorteios mas, a poucos dias do arranque da prova informou que não vai ter competição no escalão de seniores, alegadamente por problemas financeiros. Com esta desistência, o Campeonato Distrital da 1ª Divisão fica apenas com 13 equipas, o que implica que há sempre um clube a folgar todas as jornadas.
A União Desportiva “Os Pinhelenses” não vai participar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão. A formação de Pinhel fez a inscrição na Associação de Futebol da Guarda, entrou nos sorteios mas acabou por desistir, alegadamente por problemas financeiros. Os rumores que se foram ouvindo durante o defeso já deixavam antever este desfecho. O clube entrou em eleições e a nova direcção, que deverá ter tomado posse já após o fecho desta edição, fez saber que, suportada na opinião dos antigos directores, não estão reunidas as condições para formar uma equipa sénior. O novo presidente, Hugo Coelho, que remeteu para mais tarde qualquer tipo de declarações, afirmou, numa rádio local, que «para além da situação financeira, o clube não reúne condições técnicas e humanas para que seja possível disputar o campeonato de seniores». A nova direcção assume funções já tardiamente o que compromete o trabalho da época desportiva. O novo dirigente sublinhou, na mesma rádio, que «o projecto dos novos órgãos sociais passa por consolidar o clube e apostar nas camadas jovens». «Na UDP há cerca de 170 crianças a praticar desporto e foi esse facto que pesou na decisão de não deixar cair o clube», acrescentou.
Desistência tem efeitos
na classificação final
A desistência do Pinhelenses vai ter efeitos na classificação do Campeonato. Como a vaga deixada em aberto não vai ser ocupada porque o sorteio do campeonato já se realizou, a prova vai ser disputada por 13 equipas, sendo que há sempre folgas em todas as jornadas. No que diz respeito à classificação, no final do campeonato, desce apenas um clube à 2ª Divisão, se o Desportivo de Gouveia também for despromovido do Campeonato de Portugal para o distrital. Se a equipa de Gouveia alcançar a manutenção não há despromoções para a 2ª Distrital, que este ano também regista um número ímpar de clubes inscritos.
Situação idêntica há onze anos
Esta não foi a primeira vez que o Pinhelenses se inscreveu no futebol sénior e depois desistiu. Na época de 2005/2006, o clube teve inscrito mas também acabou por não entrar, também por problemas de ordem financeira. A colectividade regressou ao futebol sénior e venceu o Campeonato Distrital da 2ª Divisão, acabando por subir de escalão.
Clube nasceu de uma fusão
A União Desportiva “Os Pinhelenses” foi fundada em 1975 e resultou da fusão de dois clubes que existiam na “cidade falcão”: O Clube Pinhelense e o Clube de Futebol “Os Pinhelenses”. Na época de 1969/1970, o Clube de Futebol “Os Pinhelenses” disputou a 3ª Divisão Nacional, fruto de um terceiro lugar no Campeonato Distrital. A colectividade esteve dois anos naquele escalão e voltou a subir na época 73/74. Após a fusão, em 1975, o clube regressou à 3ª Divisão Nacional na época 91/92. Depois de vários títulos distritais, a UDP desistiu do futebol sénior em 95/96, regressou volvidos dois anos e, este ano, voltou a extinguir o futebol sénior, ficando apenas com os escalões de formação (infantis, iniciados e juvenis) e futsal feminino.
Campeonato tem início este Domingo
O Campeonato Distrital da 1ª Divisão tem início este Domingo, mas já se sabe que, devido à desistência do Pinhelenses, o Sporting de Meda vai folgar na ronda inaugural. Os encontros, com início marcado para as 15 horas, são os seguintes: Manteigas – Vilar Formoso; Vila Cortez – Trancoso; Vilanovenses – Sabugal; Soito – Figueirense; Estrela de Almeida – S. Romão e Aguiar da Beira – Fornos de Algodres.
Faustino Caldeira
fcaldeira@gmpress.pt